"O mundo do faz de conta lado a lado com a realidade"

terça-feira, 6 de novembro de 2007

O LENHADOR E OS CONFLITOS HUMANOS

Eu já tinha ouvido falar sobre o conceito embutido no enredo do filme O Lenhador, mas não sabia que era tão explicito e nem precisa ser nenhum expert em semiótica para entender as referências que “o longa” joga em nossa frente o tempo todo. Conhecendo a base estrutural da história de Chapeuzinho Vermelho, tudo fica muito mais claro. E se não conhecer, também não tem problema porque há momentos em que os personagens fazem comentários sobre esse clássico dos Irmãos Grimm.

O filme trata do polêmico tema de pedofilia e traz Kevin Bacon na pele de um ex-presidiário, condenado por molestar crianças, que recebe condicional e que tenta superar sua incontrolável realidade doentia. Uma produção que trata do lado negro do ser humano e que propõem a discussão sobre problemas incomuns que fazem parte da vida real. Walter, o personagem central da trama, apresenta-se como um homem franco consigo mesmo, ciente de seu desvio de comportamento, e que tenta entender se seria possível se desvincular de seus distúrbios compulsivos ou se estaria condenado a esse mal até o fim de seus dias.

Ofensas, cobranças e ameaças são constantes na vida desse Lobo, que acaba por se revoltar com as pressões vindas de todos os lados e segue ao fatídico bosque onde se desenrola o episódio principal do Conto. Há tempos perseguindo os passos de uma garotinha de apenas 11 anos de idade, que com jaqueta vermelha e capuz faz uma associação clara e fácil com Chapeuzinho Vermelho, o ex-detento segue para confirmar mais uma vítima de seus obscuros desejos.

E é nesse momento de maior tensão de O Lenhador, que Walter, “o Lobo Mau”, prestes a cometer mais um de seus ataques subversivos, se confronta com uma situação surpreendente e esclarecedora para seus problemas. Ao descobrir que a doce menina já vinha sendo vítima constante de violências sexuais dentro de sua própria casa, o personagem parece incorporar caçador-herói e recebe a resposta que sempre esperava para solucionar a conflitante situação que lhe atormenta. Um “sacode” que atribui a Walter, apenas no final do filme, a função de defensor como propõem o conto de fada, onde o lenhador salva a Chapeuzinho da barriga do animal e a deixa seguir livre sã e salva pela floresta.

Ah! Analisar o cartaz do filme é covardia, hein? Tá na cara a situação sexual a que ele remete.

Gênero: Drama Duração: 87 min Distribuidora: Newmarket Film Group / Imagem Filmes Produtora(s): Dash Films / Lee Daniels Entertainment / The Woodsman LLC Diretor(es): Nicole Kassell Roteirista(s): Steven Fechter e Nicole Kassell Elenco: Kevin Bacon (Walter), Kyra Sedgwick (Vickie), Eve (Mary-Kay), Mos Def (Sargento Lucas), David Alan Grier (Bob), Benjamin Bratt (Carlos), Kevin Rice (Candy), Michael Shannon (Rosen), Hannah Pilkes (Robin)

Um comentário:

NO BOTECO disse...

Meu Profº preferido rsrs vo assisti esse filme hein,vi um esses dias "De encontro com amor"é a história de um escritor italiano que tinha desistido de escrever por medo e um jovem aspirante que era apaixonado pelo seu trabalho conseguiu fazer com que ele voltasse a escrever,é muito legal.Vai lá ve minha postagem O SONHO DE NINA fui na tua rabeta dos contos de fada dá uma opinião lá ainda falta o final,qualquer coisa me fala q eu aperto o DEL rsrsrs.bjk Cráudio.