"O mundo do faz de conta lado a lado com a realidade"

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

ELECTROLUX CONVERSA COM A NOVA CINDERELA

Estratégia desenvolvida pela F/Nasca detecta três novos perfis femininos

No último dia 5 de novembro, a agencia de publicidade F/Nazca estreou sua primeira campanha publicitária para a Electrolux, onde trata das relações entre homens e mulheres, através de um viés emocional e bem descontraído. Uma estratégia de comunicação que surge na tentativa de construir um posicionamento e mostrar para as mulheres de todo o país que, através de seus produtos, a Eletrolux é a marca que entende a atual mulher brasileira.


Visando atingir todas as classes sociais e regiões do país, a F/Nazca decidiu falar com um dos “três novos perfis” de mulheres identificados por meio de pesquisas, a "Nova Cinderela". Segundo Fernand Alphen, diretor de planejamento da agencia, embora tenha sido a Nova Cinderela, o “perfil a abr
e alas” dessa campanha, os trabalhos desenvolvidos acabam por atingir também os outros dois, a "Nova Amélia" e a "Poderosa”. De acordo com Alphen, a Nova Cinderela é a mulher parceira, que embora seja independente, não compete com o seu companheiro. É aquela que acredita na relação sem abrir mão das conquistas femininas dos últimos 50 anos. A Nova Amélia seria a esposa sem coragem para romper padrões. É aquela que ainda é muito influenciada por gerações passadas e que não se emanciparam, ou se sim, o fizeram tardiamente. Já a Poderosa, é a filha da mulher que queimou sutiã. Ela é conflituosa, um perfil que luta com o homem de igual para igual. É competitiva e procura estabelecer uma relação de poder com o companheiro.

Para ressaltar o conceito "Não é difícil agradar você. É só pensar como você. A Electrolux conseguiu”, foram realizadas três produções que mostram cenas cotidianas com soluções tecnológicas, que serão veiculadas por cerca de dois meses, em sistema de rodízio em TV aberta e fechada de todo o país. Os filmes representam uma espécie de “epopéia ao relacionamento” dessas mulheres com os homens e do reconhecimento da classe masculina acerca da importância das mulheres não como objeto sexual, ou apenas para cuidar do lar, mas como parceira, sem fazer uso de clichês.

Tanto os anúncios para mídia impressa como os comerciais falam sobre “habilidades imaginárias”que, de acordo com a Electrolux, os homens deveriam ter, uma vez que desenvolveram para seus produtos recursos capazes de satisfazer necessidades e desejos femininos. O filme "Flores" (confira o vídeo no site da F/Nazca) fala sobre o sistema de turbo secagem da lavadora de roupas. O plano de mídia prevê além dos filmes, cinco anúncios de página tripla que devem ser veiculadas em todas as revistas semanais e mensais de circulação nacional, peças para internet nos principais portais, reformulação do site da marca e material para ponto-de-venda. A criação é de Fábio Fernandes que também assina a direção de criação ao lado de Eduardo Lima. Cláudio Borrelli assina a direção do filme.

Nenhum comentário: