"O mundo do faz de conta lado a lado com a realidade"

segunda-feira, 2 de julho de 2007

TROLLS: DA MITOLOGIA PARA BLOGOSFERA


Os Trolls são monstros de uma época mitológica, criaturas de má fama que, ultimamente, ganharam evidência por se transformarem em ícones do “internauta mal-educado”. O surgimento dessa associação aconteceu nos Estados Unidos e ganhou destaque depois que o irlandês Tim O’Reilly, empresário do ramo editorial e considerado o pai da WEB 2.0, juntamente com outros nomes fortes da atual internet, como Jimmy Wales, o criador da Wikipédia, desenvolveu uma espécie de “Os 10 Mandamentos” para conter os temidos agitadores do espaço virtual.

O barulho foi tanto que o Código de Conduta dos Blogueiros, aberto para colaboração de qualquer usuário, já se encontra numa fase bem adiantada de produção, por lá. Tudo isso, motivado pelos abusos de figuras, muitas vezes anônimas, que invadem o recinto alheio tumultuando e tirando o foco das discussões em blogs e sites de relacionamentos.

Essa tentativa de “caça aos Trolls” tem sido vista como um passo polêmico, por colocar em questão o que seria ou não considerado um comportamento aceitável na net. Porém, os detentores de blogs, já possuem armas “anti-interativas” para conter os comentários constrangedores que podem ser decisivos, por exemplo, num momento de contratação profissional. Sim, porque as empresas utilizam, cada vez mais, os sites de buscas para conhecer o perfil histórico de seus futuros profissionais. E acreditar que os crimes cometidos na blogosfera continuam sendo impunes, é embarcar numa tremenda utopia, porque nas principais capitais brasileiras já existem divisões policiais especializadas em crimes eletrônicos. Um exemplo disso é a 4ª Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, em São Paulo, que mantém um endereço de e-mail para denúncias desse tipo: 4dp.dig.deic@policiacivil.sp.gov.br.

Angela Beesley, co-fundadora do portal Wikia.com, em entrevista à Folha de S. Paulo, disse que: “O Código é muito sujeito a interpretações diferentes, mas, essencialmente, a idéia é fazer as pessoas conscientes sobre a responsabilidade do que elas escrevem”. Resumindo, qualquer pessoa é livre e bem vinda para criticar o conteúdo de um texto, mas se essa critica for carregada de acusações falsas que ofenda a pessoa em questão, o agressor pode ser acusado sim, por crime contra a honra e ser denunciado como tal.

Agora, acompanhe Os 10 Mandamentos que tem tirado o sossego dos mitológicos e tão atuais “Trolls da internet”, no post logo abaixo!

4 comentários:

Simone Rodrigues disse...

http://www.meuverboamar.blogspot.com/
visitem

dri disse...

muito legal o seu blog !
:)
também sou estudante de comunicação
abraço
dri

paisuburbio disse...

Bem, com relação ao meu blog, isto nunca aconteceu: intrigas, brigas, baixarias.
Mas, quero deixar meu manifesto contra a "putaria" (desculpem o termo, mas é o mais apropriado para este caso) que virou o orkut. Entra lá no meu perfil uns caras muito pervertidos e como se não bastasse, tem gente q fica mandando direto endereços de comunidades e sites pornográficos.
Ninguém merece!!!

Cláudio disse...

Então tati!

O Código está aí é pra ser usado, o ruim é que nem sempre conseguimos identificar os delinquentes sibernéticos, que se escondem através de perfis fantásmas ou só se garantem por meio do anonimato.

Bjão!!!