"O mundo do faz de conta lado a lado com a realidade"

segunda-feira, 9 de julho de 2007

COZINHA, COMIDAS E CRIANÇADA.


Há exatamente seis anos atrás, eu estava dando início a uma nova incursão em minha eclética carreira profissional. Fui saber o que estava se falando e como funcionava o mundo da alimentação e da saúde. Então iniciei um curso Técnico em Nutrição e Dietética, na mesma época em que as produções de “Ratatouille”, a nova aposta da Disney/Pixar, começou a sair do papel.
É claro que imaginar a associação de um rato que deseja ser um chefe francês e as instalações de uma grande cozinha de restaurante parece ser inadmissível, principalmente para os profissionais da área, devido aos princípios de higiene que são, constantemente, repassados às equipes de produções. Mas os produtores dessa animação apostaram nesse contexto e prometem trazer situações que, eu acredito, vão cativar o pessoal do ramo gastronômico.

Entre panelas, garrafas de vinhos, correria pelo garde-manger e o louvável acordo estabelecido entre Remy (o rato) e Linguini (o ajudante de cozinha que tem nome de macarrão), a trama de “Ratatouille” corre pelo desejo incomum de um roedor gourmet, que, inspirado em seu ídolo, o chef Gusteau, sonha em se tornar um respeitável cozinheiro da alta gastronomia francesa.

Apesar de a crítica admitir que essa animação possua pontos complicados de entendimentos para a criançada, o humor e a ação compensam o ritmo de “Ratatouille”, que por outro viés, consegue com seus efeitos especiais e um repleto menu de referencias, se aproximar bastante da realidade vivida por cozinheiros, chefs e nutricionistas. A incredulidade desse filme surgiu devido ao fato de seu contexto estar direcionado principalmente para os adultos, porque em projetos anteriores, a Disney se propunha em desbravar questões como brinquedos em (Toy Story), monstros (Monstros S.A.) e insetos em (Formiguinhaz). Mesmo assim, John Lasseter, o produtor executivo da animação, afirma: “... Não queremos virar as costas pra ninguém, falando com públicos específicos. Fazemos filmes que gostamos”.

Embora poucos saibam, hoje em dia, eu atuo em duas áreas distintas, e uma delas é a nutrição, e me identifico bastante com uma produção que fala de restaurantes badalados, pratos de requinte, e questões sobre higiene e manipulação de alimentos.

Agora, sem muita cobrança e mais por diversão, acompanhe o trailer do filme “Ratatouille” que já está circulando nos melhores cinemas do país.

Até mais!!!

4 comentários:

Bruno disse...

o claúdio de onvidei para participar do Meme entra no meu blog para saber o que é isso.
Eu to com vontade de ver esse filme.

Cláudio disse...

Valeu Bruno!

Tbem vou ver esse filme.
Tô indo lá no teu blog!

blogteste disse...

*-* acho q vou adorar esse filme!!!
Ei Cláudio, parece ser um curso bastante interessante... fiquei curiosa sobre ele o__O (ok, eu sou curiosa demais XD).
Bjus, lindo!!!! Gosto de passar por aki e ver posts novos (ok, eu preciso atualizar o Divulgando, mas fiquei um tempo sem net msm u-u vou ver se consigo me dedicar à ele no final de semana, enquanto isso só o Madland msm).
Aproveite as férias!!!!

Palavras e Panquecas disse...

Cláudio, fala do Shrek, do qual eu sou fã pacas e fala do chaves pow rss, falow abraço

Panquecão!!!