"O mundo do faz de conta lado a lado com a realidade"

sexta-feira, 8 de junho de 2007

TV PIRATA OU RÁDIO CORSÁRIO?





Nós que somos acadêmicos em Comunicação Social temos um diferencial e um compromisso honroso com o repertório de nossa profissão. Faz parte da natureza do nosso ofício estarmos atentos a todos os passos dados pela mídia e não tê-los apenas como material de reflexão, mas também como estímulo a geração de novas iniciativas. Diante disso, se você é uma daquelas pessoas que estão cansadas de se vê na televisão, apenas em noticiários de violência ou programas sensacionalistas, saiba que sua voz pode ecoar de forma muito mais digna e engajada através dos projetos de COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA, que são direitos da população, mas que pouca gente sabe.

No Brasil, algumas rádios comunitárias fazem tanto sucesso entre seus grupos locais, por tratarem de problemas e assuntos de interesse coletivo, que acabam, constantemente, sendo alvo de especulações por parte de grandes alianças midiáticas autoritárias. Elas, baseadas na desculpa de que esses veículos se mantêm de forma precária e sem comprometimento, instigam a justiça, o Ministério das Comunicações e até mesmo a polícia, para que sejam fechados em definitivo. A primeira gestão de Hélio Costa foi marcada pela repressão às rádios comunitárias e pelo boicote às propostas de mudança na legislação feitas pelo Grupo de Trabalho Interministerial formado para debater essa questão.

O FNDC luta e abre espaço para grupos interessados em obter informações sobre como montar uma rádio ou um canal comunitário em seus bairros ou municípios. Uma opção alternativa, já que o nosso sistema de comunicativo não é imparcial a ponto de nos garantir uma comunicação que prima pela transparência e que reúna os diversos setores da sociedade, em torno de temas relevantes e muito mais próximos da realidade social brasileira.

Click aqui para contatar o FNDC.

Tema: Mídia e Democracia

5 comentários:

Marcos Bonilha disse...

Hello Cláudio, parabéns pelo Blog. Linkando não lembro se foi o Francisco, ou o´Budrush, ou o Salatiel, ou o Ronnie, sei lá. Cheguei aqui. Estou te linkando lá no Lua. Gostei dos textos. Parabéns

Palavras e Panquecas disse...

O texto é bom, mas achu que num era bem isso o tema, mas tb quem sou eu pra falar alguma coisa, dá uma olhada no texto da gente nos panquecas.
Obs.: Não é crítica ao texto, que ta bem montado.

Panquecão

tavares disse...

Bom texto Claúdio (Panqueca Frita)

Porém acho que você limitou demais. Falou de algo essencial, pois muitos não conhecem esse meio alternativo, até mesmo por falta de divulgação. Parabéns pela iniciativa, no entanto poderia ter explorado mais o tema, ser mais contundente. Contudo entendi sua mensagem. Como diz o Panquecão: ! mas tb quem sou eu pra falar alguma coisa".

Viva a TV Pirata, Viva a Rádio Corsário, Viva o Panqueca Frita, Viva o Mundo Fabuloso, Viva o Brasil, Viva os Panquecas!!!

Panqueca Light-Devagar e Sempre!

http://www.palavrasepanquecas.blogspot.com/

José Renato Salatiel disse...

Cláudião, acertou o alvo, parabéns. Além de bem escrito (como sempre), sem palavras-de-ordem (um saco!) e um tema específico e muito pertinente. Só achei falta de casos concretos de rádios comunitárias, como as que existem no Guarujá, que mereciam uma avaliação. Hum... isso tá me cheirando a pauta. Valeu!

Roderico P. Franco disse...

Gostei do link da FNDC. Não conhecia e é uma entidade importante e que esse tipo de coisa deveria ter mais divulgação, acho eu. Parabéns T+