"O mundo do faz de conta lado a lado com a realidade"

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

:: KELLY CLARKSON E SUA BELA ADORMECIDA

ESPECIAL DA SEMANA

Numa versão modernizada e suntuosa construida para seu novo trabalho musical, a cantora Kelly Clarkson se vale da história de A Bela Adormecida para mandar um recado e dar um basta ao seu indesejável Príncipe Encantado.

por Cláudio Brasil


O conto de A Bela Adormecida segue na contramão de muitas histórias clássicas que frisam grandes feitos por parte de seus heróis, cuja finalidade era de que eles conhecessem profundamente a si próprios. A Bela Adormecida, porém, enfatiza a concentração e a espera para se chegar a esses mesmos resultados. Onde períodos de passividades são colocados como essenciais para a obtenção do crescimento pessoal.

E é isso que Kelly Clarkson, a primeira grande revelação do programa American Idol de 2002, mostra em seu novo videoclipe Dont’ t Waste Your Time, segundo single do seu 3º álbum My December, uma das gravações pop de 2007 mais discutida e analisada pela critica comercial.

Pode até parecer estranho para quem não está por dentro ou não se lembra (ainda que superficialmente) do enredo da “donzela dorminhoca”, legalmente explorado pelos brothers Grimm e pelo cortesão Charles Perrault, que era expert em distrair princesas com suas diplomáticas releituras. Mas nesse novo filme, Clarkson apresenta símbolos pra lá de adequados para apresentar aos seus fãs sua mais nova canção.

Queiram os críticos admitir ou não, o clipe responde muito bem a proposta contida no Conto de Fadas. Não fosse pela letra (é bem verdade) que poderia ter sido mais bem adaptada ao vídeo, este estaria tecnicamente perfeito. Mas ainda assim, Dont’ t Waste Your Time não foge da essência da história e reproduz adequadamente aos interesses da narrativa literária.

Veja como ele ficou...


Hoje em dia, esse lance de calmaria e concentração no “eu interior” parece soar como uma tremenda perda de tempo, ainda mais quando proposto por um Conto de Fadas (não é verdade?). Mas o texto de A Bela Adormecida vem com a mensagem de que nem sempre a agitação e o “ter que fazer algo o todo tempo” resultam no alcance de objetivos satisfatórios. E por mais que haja variações de detalhes nessa história, o tema central de suas diferentes versões sempre foca que, por mais que os pais tentem de todas as formas impedir o despertar da sexualidade do filho, esse ocorre inevitavelmente. Essa conquista da maturidade é necessária e aparece de forma singular e pessoal.

Então vamos aos símbolos...

Nas diversas variantes de A Bela Adormecida a maldição nunca muda, é sempre a mesma: a menina em fase de adolescência espetará o dedo em um fuso (instrumento de fazer fio) e morrerá. Porém, uma das fadas bondosas se apresenta capaz de modificar esse perverso destino transformando-o num aceitável “sono de cem anos”. (Razoável, não?... Brincadeira!!!) Esse “período alegórico” de preparação é indispensável e a despertará para um amadurecimento necessário dali por diante.

Para as meninas, a idade dos quinze anos, em tempos passados, marcava a época em que ocorria a primeira menstruação, e esse dado é representado (no vídeo que acabamos de ver) pelo “vestido vermelho” utilizado pela cantora Kelly Clarkson.

Simbolicamente a menstruação refere-se a “fatal maldição feminina” firmada na narrativa oral. Para uma garota (assim como para um rapaz, de modo diferente, é claro) o sangramento, como o da menstruação, é uma experiência esmagadora se ela não estiver emocionalmente preparada para isso.

Então..., surpreendida pelo episódio de um sangramento inesperado, a Princesa cai num longo sono, protegida de todos os pretendentes e de encontros sexuais prematuros, por um muro impenetrável de espinhos. Espinhos esses que aparecem em todas as cenas de Dont’ t Waste Your Time, através de efeitos especiais, servindo de defesa para a imaturidade da moça e a guardando como uma “pedra preciosa”.

Os espinheiros surgem como advertência às crianças e aos pais, alertando que o despertar do sexo antes da mente e do corpo estarem prontos para ele é totalmente destrutivo e inadequado.

A letra de Dont’ t Waste Your Time contraria a condição inicial do que foi listado pelos famosos escritores desse texto imaginário. E Kelly aproveita esse tempo de introspecção para reavaliar a importância de seu Príncipe Encantado em sua vida, e lhe dá um “ultimato” colocando em primeiro plano sua satisfação pessoal.

Na história tradicional, ao adquirir experiência física e emocional suficiente, A Bela Adormecida torna-se pronta para o amor, o sexo e o casamento. O muro de espinhos subitamente se transforma numa cerca de admiráveis flores que se abre para o Príncipe entrar. (conotações sexuais, hein?).

Um “renascimento” num conto de fadas sempre representa a aquisição de um estado mental mais elevado, e a “Cantora Pop” se apropria dessa simbologia pra dizer em sua música que caiu em si e que despertou para uma nova vida, abastecida com o que de melhor a feminilidade pode lhe conceder.


Essa história que é meteoricamente sintetizada em Dont’ t Waste Your Time é muito mais rica e repleta de simbolismos freudianos do que se pode imaginar, motivo pelo qual vale a pena uma sondada em A Psicanálise dos Contos de Fadas, de Bruno Bettelheim, por exemplo, e mais um confere nesse clipe que não poderia ficar de fora do nosso Mundo Fabuloso.


Aperte o play!


Mensagem final:

Não se preocupe e não tente apressar as coisas, no seu devido tempo, os problemas impossíveis serão solucionados, como que espontaneamente.


website: www.kellyclarksonweb.com

Nenhum comentário: