"O mundo do faz de conta lado a lado com a realidade"

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

:: DEIXA EU TE CONTAR UMA HISTÓRIA...


Espelho, espelho meu.
por Lorreine Beatrice


Se todo dia de manhã, você abrisse o seu armário e encontrasse somente camisetas iguais ou vestidos do mesmo modelo, a escolha seria bem mais simples, não? (nada de perder o ônibus nem de chegar atrasado ao trabalho...)

As técnicas de produção em massa (surgidas a partir da Revolução Industrial) fizeram mais ou menos isso: tornaram produtos fisicamente iguais. Para ser aquela gravata vermelha especial e predileta, empresas e produtos tiveram que procurar outros caminhos no mercado de consumo.

As mudanças começaram a aparecer também na publicidade. Os anúncios com alto grau informativo (os famosos reclames) foram perdendo espaço para apelos mais subjetivos, com todas aquelas coisas que a gente já sabe: conceitos, emoções, humor, sentimentos.

Hoje em dia os meios são muitos. Inúmeros canais de TV, web, guerrilha. Mas a essência da mensagem continua praticamente a mesma dessas que começaram a aparecer no fim do século XIX. O objetivo? O tão camarada “persuadir e envolver o consumidor”.

Aí entra a narrativa. Você está cansado de ouvir que as histórias fascinam os homens desde os tempos mais remotos. Que os contos de fadas ajudam a encantar e a instruir crianças. Pois é, na publicidade, isso também funciona.

A narrativa está presente em diferentes graus na linguagem publicitária. Há peças, porém, que literalmente contam uma história. Por vezes com começo, meio e fim. João A. Carrascoza denominou este tipo de mensagem como dionisíaca e destaca sua capacidade de entreter e até surpreender o receptor.

Tem histórias curtas como a deste anúncio da Talent, para o Dulcolax. Uma típica versão dos contos de fadas atualizada, que diminui a importância do sacrifício e aumenta a satisfação do fim feliz.

clique na imagem!

"Era uma vez uma mulher que só comia cereais e fibras, bebia água o tempo todo, praticava exercícios todos os dias e nunca prisão de ventre. Aí... bom, aí ela acordou."


Tem histórias reais e conhecidas, como a da campanha da Lew’Lara, para o Associação Brasileira de Anunciantes, em que todo mundo cantou junto.



Muitas outras peças poderiam e vão aparecer com o tempo por aqui. E você? Qual o anúncio que conta a sua história predileta? Incrível como a narrativa está mais presente na nossa vida do que a gente imagina. Aliás, a própria vida já uma narrativa. É tudo uma questão de metalinguagem.

contato: lorreinebeatrice@gmail.com

2 comentários:

Unknown disse...

Muito bom seu site! Está de parabéns! Continue com o excelente trabalho!

Não deixem de conhecer meu blog:
Historia geral e do Brasil

Cláudio disse...

Valeu Felipe!

Obrigado pela visita!

Essencialmente o "Mundo" é um blog de estudos sobre contos de fadas. E a participação de pessoas interessadas nesse assunto é fundamental.

Volte sempre!!!