No post do último dia 27 de dezembro, a Lorreine apresentou dois anúncios que retratavam a essência sedutora e capciosa da clássica (e batidíssima) Chapeuzinho Vermelho. Qualidades que sempre fizeram parte do perfil dessa querida figura dos Contos de Fadas, mas que muitos persistem em enxergá-la como uma criatura ingênua e desprotegida.
Para dar mais audiência a este anuncio que faz parte da atual campanha do novo Trident Splash, da Cadbury Adams, apresento algumas considerações sobre o trabalho da agencia JWT, que aposta no título “Todo mundo tem um recheio surpreendente. Qual é o seu?”.
Esse projeto publicitário acaba de entrar em circulação nacional, em mídias impressas para todo o país, e relaciona o impacto inovador de chicle de bolas Trident com uma passagem da história infantil da inquietante Chapeuzinho Vermelho.
O texto possibilita algumas interpretações: como por exemplo, a daquele momento em que o Lobo Mau, fingindo ser a netinha curiosa, consegue entrar na casa da vovó e a engoli imediatamente, ficando a espera da verdadeira, “inocente” e encantadora Chapéu. A Idéia da agencia é evidenciar que apesar de modesto por fora e aparentemente “ingênuo e comum” entre os concorrentes de seu segmento, a goma de mascar promete agradar consideravelmente com seus novos e tentadores recheios líquidos. É meio que um convite desafiador para que os jovens descubram o que realmente tem por dentro desse novo Trident Splash.
Sedução, surpresa, sensualidade e descobertas são elementos presentes tanto nas versões da Chapeuzinho de Charles Perrault, como na dos Irmão Grimm, e que também estão envolvidos nessa peça publicitária da multinacional JWT. A sugestão do anuncio é apresentar um produto derivado do Trident que está em fase de plena juventude (desde 1981) e que sugere através de uma metáfora agressiva e talvez negativa (o lobo), o quão interessante pode conter num chicle que atualmente faz parte do arsenal de conquista das mais variadas tribos de jovens e adolescentes.
Era previsível, mas arrisquei ao expor esse mesmo anuncio para públicos de diferentes contextos culturais (abastecidos com o senso comum do conto tradicional), e o resultado foi conflitante com a proposta da campanha. De qualquer forma, é importante observar que esse trabalho está sendo direcionado para um público jovem, moderno, e em tempo de desbravar os mais diversos tipos de “preenchimentos” que a fase jovial da vida pode conferir. E o papel do Trident para esse target tem uma função determinante. (por ser considerada uma marca forte e admirada pelo jovem consumidor brasileiro).
É claro que essa é apenas uma visão particular e uma análise superficial de mais uma inquietante arte publicitária, que entra para o histórico das produções que recorrem aos elementos lúdicos e nada inocentes dos Contos de Fadas.
cliende: Adams Produto: Trident Splash Criação: Caio Cassoli, Marcos Abrucio Direção de criação: Ricardo Chester, Roberto Fernandez Planejamento: Eduardo Iguelka, Daniel de Tomazo Diretor de Planejamento: Ken Fujioka Atendimento: Janaína Luna, Décio Freitas Direção de atendimento: Sérgio Silveira Mídia: Renata Valio, Carolina Bertão, Carolina Milanez Direção de mídia: Ezra Geld Aprovação do Cliente: Ricardo Motta, Rosicler Antonietto, Anna Christina Freitas Fotografia: André Faccioli Art Buyer: Cecília Quirico Produtor Gráfico: Walmir Coronate, Fabio Sato Fotolito: Ação Produções
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