"O mundo do faz de conta lado a lado com a realidade"

segunda-feira, 31 de março de 2008

:: MUNDO FABULOSO – A DESPEDIDA.


Era uma vez...

“Escrever para o Mundo Fabuloso só me trouxe alegrias, novas amizades e despertou minha fantasia para um universo mágico, porém, sempre com os pés no chão” – Cláudio Brasil.

Oi gente!!!

Meu coração está batendo daquele jeito: apertado, “triste e feliz ao mesmo tempo” e imensamente satisfeito por ter levado em frente uma idéia tão bacana e séria (por mais que não pareça) como o Mundo Fabuloso.

A decisão em decretar o fim dessa história aqui na internet, culminou com alguns momentos que são muito importantes pra mim, e que requer uma atenção integral para que bons resultados venham a surgir. São os projetos acadêmicos; o planejamento de campanha e o artigo científico para a faculdade; a dedicação no estágio onde tratarei do assunto Endomarketing; e toda a explanação que será abordada em cima da criação de uma marca para um estabelecimento comercial (também relacionado ao curso de publicidade).

Diante disso, percebi que não conseguiria me dedicar ao “Mundo Fabuloso” da forma como gostaria: com a seriedade com que sempre tratei os assuntos e a credibilidade atribuída por quem realmente entende do tema abordado por aqui.

A proposta do "Mundo" sempre foi trazer boas novidades e servir como uma “mídia alternativa de estudos”, para quem busca focar seus interesses no tema Contos de Fadas, ou apenas abastecer-se com a riqueza de signos que se entranham nas maravilhosas histórias colhidas por lendários escritores como Charles Perrault, os Irmãos Grimm ou “o pai do patinho feio”, Christian Andersen.

No próximo dia 18 de abril, vamos completar 1 ano na blogosfera. Bem criança ainda, não? E a imagem do “pimpolho com o Mundo na mão e uma varinha de condão” casou adequadamente com esse momento de despedidas – que propõem o encerramento de ciclo em busca da evolução, e não de fracassos. Quero dizer que torço muito para que novos sites e blogs dêem continuidade à esse tema tão atraente e que volta e meia o mercado publicitário recorre para o sucesso de suas campanhas de comunicação.

Assim como muitos que acessam o site para obter informação sobre o gênero, continuarei estudando, com o maior prazer, sobre essa temática fabulosa devido aos caminhos que optei na universidade.

Com satisfação, eu sei que a idéia foi plantada, e que em algum momento da vida ou em processos de criação, a galera que freqüenta o nosso blog vai lembrar: “Putz!!! O Cláudio e a Lorreine já falavam disso lá no Mundo Fabuloso.”. E é aí que a nossa meta terá sito atingida. A fantasia sendo utilizada para persuadir. A sedução dos elementos comuns ao subconsciente humano percebidos pela cadeia de símbolos presentes nos Contos de fadas.


Encerrando definitivamente, eu deixo meus agradecimentos a todos os colaboradores que pegaram carona nessa minha fantástica viagem que liga a realidade com a fantasia; a gal
era dos blogs; os visitantes de carteirinha que movimentaram o site; a comunidade do orkut: “A Psicanálise dos Contos de Fadas”; e toda a turma que manda e-mail’s dizendo como o blog tem servido de ferramenta para suas incursões sobre as idéias das narrativas de fadas.

E pra não perder o hábito e o sabor das postagens, eu deixo uma dica cultural (em especial pra galera que mora no Rio de Janeiro) que é o espetáculo teatral “João e Maria” que está rolando lá no Teatro das Artes, na cidade maravilhosa. A peça retrata as aventuras de João e Maria, desde a vida com seu pai e uma Madrasta muito perversa, até seus momentos perdidos na floresta, onde encontram a Casa de Doces, uma bruxa muito má, além de um pássaro comilão e uma gatinha muito especial.

Outra aparição dos Contos de fadas, nesses últimos instantes da revista MF, vem por indicação da Lorreine que acompanhou dois anúncios de uma campanha para a Síndrome da Morte Súbita na Primeira Infância, da SUDC.org. Ela conta que apesar de parecer um pouco macabro, o pessoal da criação dessa campanha assinada pela Della Femina, New York, USA, se utiliza dos contos de fadas para alertar pais e a comunidade sobre os perigos da doença.

O principal tema da campanha diz:


“Infelizmente, alguns contos de fadas nunca se aproximam do final feliz. A Síndrome da Morte Súbita na Infância pode acontecer antes do primeiro aniversário da criança.”


Parece até que veio a calhar com a nossa despedida, não é mesmo? Estamos indo embora antes do primeiro ano de vida. Mas...

...felicidades pra quem fica porque minha história termina por aqui,


e quem souber (por favor) que conte outra...

Cláudio Brasil

11 comentários:

Lorreine Beatrice disse...

Grande Cláudio!
Parabéns pelo trabalho por aqui e que as histórias lhe acompanhem por toda a vida.
Abração

Cláudio disse...

Valeu Lorreine!

Sucesso sempre pra você que representou uma parte fundamental desse Mundo.

Abraços... e a gente vai se falando, hein!!!

Unknown disse...

Puxa.... eu tinha esperança q essa despedida fosse uma brincadeira de primeiro de abril!! =/
mas q pena, n é!
bom, quero dizer q vcs do Mundo, me ajudaram muito! e fico feliz q os posts fiquem aki pela posteridade!
sempre vou dar uma visitada pra ver se vcs n apareceram por aki pra postar alguma novidade! =P
Bom, valeu pelo email cláudio e pela gentileza tb!
devo te contactar para pedir alguma ajuda =P
valeu! bjinho!
Boa sorte nos seus trabalhos! bjo

Marcos Bonilha disse...

Parabéns pelo trabalho Cláudio.
Sucesso em seus projetos e que daqui a algum tempo você volte com essa temática fantástica que é o Mundo dos Quadrinhos.
Abraços

José Renato Salatiel disse...

Cheguei atrasado, mas faço questão de registrar meu depoimento. Bem escrito, atualizado e editado com zelo, o MF, além disso, tratou de um tema original e pouquíssimo explorado em publicidade, o que faz de seus arquivos uma fonte para colegas e jovens pesquisadores em busca de material e idéias. O uso do conto de fadas na publicidade nada tem de inocente. Espero que esta mensagem do MF seja entendida, apreciada e aproveitada pela posteridade. Bem-vindos!

Simone Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Simone Rodrigues disse...

Olá mundo fabuloso, aqui é uma velha amiga sua a flor de liz agora como exclusiva's bijouterias, estou retorno ao mundo dos blogueiros.
Beijos, Beijos

Exclusiva's Bijouterias.

Unknown disse...

Ah, mas não precisa parar... atualize menos, mas continue. :)

Cláudio disse...

Valeu pela força gente!

No futuro a gente se vê.

Abraços!!!

Lobo Borges disse...

Parabéns, o blog é espetacular! No museu Murillo la Greca, aqui em Recife, está havendo uma exposição de fotografias, entre elas há as dos artista Bruno vilela

http://www.brunovilela.com.br/

Acho que vc vai gostar ^_^ do trabalho dele! A heroínas passam pelo óbvio...

sim, eis meu blog:

http://vocefalacomoeufalo.blogspot.com/

Continue assim! ah, tou postando pelo login do meu namorado...

Júlia Henz disse...

Olá!
Sou Júlia, e curso o 2º semestre de PP, na Univates em Lajeado - RS, e foi proposto na minha turma fazermos um trabalho sobre qualquer assunto que unisse psicoligia e mídia, na disciplina de Psicologia da comunicação. Resolvi fazer sobre os contos de fada, e pesquisando sobre cheguei até o blog de vocês. Juro que li ele todo! Tem tudo que eu preciso, e mais um pouco! Parabéns pelo trabalho feito, e fica aqui meus pesares pelo fim do blog, mesmo sabendo que ele não sendo atualizado, poderei voltar aqui sempre que precisar! Realmente, independente da nota que ganharei, grande parte do trabalho é de vocês! Abraço!