"O mundo do faz de conta lado a lado com a realidade"

domingo, 2 de março de 2008

:: REVISTA MUNDO FABULOSO Nº 6


A edição nº 6 da revista Mundo Fabuloso já está on line e repleta de novidades pra você. Confira!

Desta vez, preparamos um material completo com toda a expectativa que antecede a estréia do filme “AS CRÔNICAS DE NÁRNIA - PRINCIPE CASPIAN”, produção da Disney Pictures que estréia no Brasil em 16 de maio e que dá seqüência ao investimento feito em 2005.

Já, SININHO de Peter Pan está naquele “vai-não-vai”, sem definição concreta para chegar às telonas, mas também é mais uma aposta dos estúdios Disney, que pretende apresentar a fadinha da “Terra do Nunca” em carreira solo, nos cinemas.

Outra possibilidade que vem chegando por aí, (e essa eu não perco por nada) é o lançamento em 3D de “OS SMURFS”, clássica série animada da década de 80, produzida pela Hanna-Barbera, que neste ano comemora meio século de sucesso.

O Mundo Fabuloso destaca ainda, a atual campanha publicitária da marca CAMPARI, que revela a atriz americana Eva Mendes (estrela do filme O Motoqueiro Fantasma) na pele de personagens como “O Gato de Botas” e “Branca de Neve”, num ensaio caliente produzido para o calendário 2008 da empresa.

Sobre literatura, nosso destaque vai para a psicanálise de FADAS NO DIVÃ, de Mário e Diana Corso, que procuraram despir grande parte dos mistérios que envolvem os contos de fadas... E como o mês de fevereiro foi curto e a gente ainda tem muita coisa pra falar, vamos ao post que apresenta artistas brasileiros reconstruindo tradicionais “causos" do imaginário popular, na publicação de os IRMÃOS GRIMM EM QUADRINHOS. Acompanhe com a gente!


:: DO JEITO QUE A VOVÓ CONTAVA


Fido Nesti é um dos nomes de reconhecido valor, um ilustrador da prestigiosa revista New Yorke que está entre os vários brasileiros encarregados de eternizar em IRMÃOS GRIMM EM QUADRINHOS, as maravilhosas histórias dos tempos da vovó”. Trata-se de um resgate a forma mais original possível dos clássicos textos dos irmãos Grimm, (ou seja, o mais provável da oralidade que deram origem a eles) recontadas pela nova geração de quadrinhistas brasileiros.

A editora carioca Desiderata apostou nesse novo álbum, que na verdade possui dois principais focos. O mais evidente deles é o resgate da originalidade das histórias que Wilhelm e Jacob Grimm coletaram do folclore alemão e unificaram em registros impressos, ainda em vida. O outro recaia na reunião de nomes de peso como Allan Alex (que publica desde a década de 80, com diversas parcerias com o roteirista Patati) com os profissionais da nova geração contrariando a chamada de capa, que anuncia uma emergente safra de ilustradores, sem exceções. Aliás, nomes muito bons, como Vinicius Mitchell e Fábio Lyra e outros com trabalhos diferenciados, como Claudio Mor, Daniel Og, Rafael Coutinho, Walter Pax e Eduardo Filipe.


"A Gata Borralheira" por Fido Nesti


IRMÃOS GRIMM EM QUADRINHOS é uma edição séria, competente e bela que agrupa histórias bem narradas e ilustradas (com destaque para as de Rafael Coutinho, Eduardo Filipe e Fido Nesti). Uma publicação que agradará crianças e adultos, mas como já mencionamos várias vezes, aqui no Mundo Fabuloso, “tenha muita calma nessa hora!”. Em tempos atrás, esses contos não eram usados para fazer a criançada dormir; e sim para assustá-las e passar determinados valores germânicos.

"Rapunzel" por Fabio Lyra


A diversidade de trabalhos e estilos reunidos pela Desiderata representa uma iniciativa singular de uma editora que apostou num projeto em quadrinhos que partiu dela mesma, contrariando a preferência das demais em publicar materiais já prontos. O resultado foi um painel que expressa histórias em preto-e-branco que trazem mais cores do que muitos gibis presentes nas bancas brasileiras.

Veja os destaques da edição!

Título: IRMÃOS GRIMM EM QUADRINHOS - Edição especial
Editora: Desiderata
Textos e autores:

Velho Sultão - Allan Alex; A Gata Borralheira - Fido Nesti; João Porco Espinho - Claudio Mor; OsMúsicos de Bremen - Vinicius Mitchell; O Pequeno Polegar - Daniel Og; Hansel e Gretel (João e Maria) - Carlos Ferreira (texto) e Walter Pax (arte); João Sortudo - Rafael Sica; Branca de Neve - Rafael Coutinho; O Rei Barbicha - Eduardo Filipe; Chapeuzinho Vermelho - Arthuro Uranga; Margarete Esperta - Roberta Lewis; As três línguas - Odyr; Rapunzel - Fabio Lyra; A Bela Adormecida - Allan Rabelo, S. Lobo e Sr. Blond.



Preço: R$ 24,90
Número de Páginas: 176
Data de lançamento: Dezembro de 2007

Nenhum comentário: