"O mundo do faz de conta lado a lado com a realidade"

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

O PAPEL DA ARTE

Se você é daqueles que ao menor sinal de possibilidades, consegue perceber um caminho favorável onde manifestações artísticas podem se tornar veículos de posicionamento político, então uma boa pedida é conhecer a mostra “Arte Como QuestãoAnos 70, que fica no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, até 28 de outubro.

Trata-se de uma exibição que expõem como os artistas, de maneira experimental e com liberdade, buscam atribuir formas para conteúdos críticos e valores questionadores, que são característicos no atual cenário artístico mundial. São mais de 250 obras de 100 profissionais que apresentam os múltiplos caminhos percorridos pelo movimento das artes, durante o último meio século.


Esta visão conceitual que busca expressar experiências transgressoras e de caráter político por meio do uso da fotografia, de cartão postal, de cédulas de dinheiro e produtos comerciais, vem colocar em questão o valor da arte através de exercícios alternativos, estimulando também uma reflexão sobre o atual circuito artístico brasileiro.

Vídeos, sacos plásticos, arte digital e até mesmo pedras são outras perspectivas que podem servir como caminho para experiências mais radicais, no intuito de expandir a noção do que pode estar contido por meio das artes.

Gravar em garrafas de refrigerantes (embalagens de retorno) informações e opiniões críticas, e na seqüência devolvê-las à circulação comercial, é um projeto de Cildo Meireles intitulado de Coca Cola. A idéia utiliza-se do processo silk-screen com tinta branca vitrificada, que não aparece quando a garrafa está vazia e sim quando cheia, pois então fica visível a inscrição contra o fundo escuro do liquido do refrigerante.


Arte Como Questão – Anos 70 – Instituto Tomie Ohtake – AV. Faria Lima 201 – Pinheiros (11) 2245-1900 – terça à domingo – 11h às 20h – Entrada franca – até 28/10 - Curadoria: Glória Ferreira.

6 comentários:

Roderico P. Franco disse...

Pow, cadê as referências aos contos? E outra: já votou na enquete do bem-bolado? Rs T+

Marcos Bonilha disse...

O Francisco está me lembrando os Panquecas rsrs.
Valeu pela dica Cláudio, vou ver se dou um pulinho lá.
Ps: E o Meme, vai correr também? rs

Cláudio disse...

Fala Harry!

O Mundo não é só de Contos e Fadas, meu!!!
Aqui também rola Arte, Cultura e Literatura mundial.
E sobre a enquete no Bem-bolado, eu não voto porque não sei nada de Futebol VOCÊ SABE DISSO e deixa de ser chato!

Abraços!!!

Cláudio disse...

Oi Marcos!

Apareceu, hein!

Bem, vou mostrar as músicas do MEME que vc me propos, mas sei que a crítica vai cair matando. Muitos acham meu gosto meio duvidoso... Sorry!

Até mais!!!

José Renato Salatiel disse...

Claudião, eu adoro essa turma de 70. Tenho um amigo que foi preso por carimbar dinheiro. Ele carimbava "sem efeito" nas notas. Passou quase um dia enteiro preso numa delegacia em SP. Muito bom!

José Renato Salatiel disse...

(*) "inteiro".