"O mundo do faz de conta lado a lado com a realidade"

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

SÓ PARA RAROS


Uma coisa é ouvir falar a respeito, e outra totalmente diferente, é sentir na pele a atmosfera contagiante e o alto astral que faz parte das apresentações da trupe de “O Teatro Mágico”.

Um projeto musical do produtor e idealizador Fernando Anitelli que faz o espectador interagir e estar com "eles" porque quer e porque gosta. Uma platéia de fazer inveja e orgulho para qualquer artista. Um público que vai de bebê de colo aos senhores da "melhor idade", impressionados com a diversidade visual e sonora que permeia a atitude da banda. Jovens, adultos, patricinhas, bad boys, pessoas dos mais diferentes estilos e etnias, dispostos ao novo e a uma musicalidade que une o lúdico e o questionamento.

E neste domindo (16) eu não pude ficar de fora dessa proposta diferenciada e estive em Santos-SP para conferir, pela primeira vez, o espetáculo teatral intitulado de “Entrada para Raros”. Uma homenagem mágica a cada uma das pessoas que estiveram na casa de eventos Mithos, deixando-a totalmente lotada. O legal é que é impossível ficar indiferente diante da beleza e da “simplicidade artística” feita com alma por todos os integrantes do Teatro, que divulgam e lutam pela “amplificação de uma arte independente”, sem barreiras e interessada em partilhar com os mais variados setores do cenário artístico nacional.

Generoso e inteligente, Anitelli transforma um pequeno detalhe de cena num episódio marcante a ser guardado com emoção e imenso valor pelos espectadores que o seguem. O lema é dividir para multiplicar. E é o que ele faz com a banda de pop-rock-mpb MegaRex, garantindo uma interessante integração que valoriza e nivela a qualidade desses novos artistas, não menos interessantes, e que vem chegando na rota da cultura “livre amarras”.

As músicas são cantadas em coro numa impressionante sincronia sonora, fruto da incessante atuação desse grupo que segue contra o monopólio da musicalidade brasileira. O TM incentiva mesmo, na cara dura, a pirataria de CD´s. Mais é um incentivo saudável, não aquele que viabiliza lucros, e sim, o que dá a oportunidade para que mais e mais pessoas possam conhecer seus trabalhos que misturam regionalidades multiplas e infinitas possibilidades, regadas de fantasia, poesia e a carismática atuação de personagens circenses.

impressões da minha amiga "Dani Sky" que entrou no clima:

"Uau! A vida é cheia de surpresas... Bom quando são surpresas boas. Mas, a apresentação do Teatro Mágico é sem sombra de dúvidas ...Tudo de Melhor!

Um mix de encantamento, sonhos, realidade, diversidade, inspiração e belas canções.

Rejuvenesce o espírito, acalma o coração, anima a alma e nos torna mais cidadão. É de tirar o fôlego, que vontade que dá de querer isso todo dia! Os opostos de distraem...os expostos se atraem"


Realmente um espetáculo que vale cada centavo investido e que abre as portas para um segmento que não se prende aos desmandos do concorrido mercado da música comercial. O que eles querem é transformar e fazer com que a cultura brasileira quebre barreiras e chegue com qualidade às pessoas, e que esteja enraizada com bases críticas e, principalmente, com muito amor. Uma cultura consciente e não massificada, diferente destas enlatadas pelos ditatórios da comunicação que só visam o lucro e um afunilamento cultural medíucre e endurecido.

A playlist com as músicas e o nariz de palhaço eu já garanti, agora é a sua vez de conhecer um pouco mais dessa banda que ainda vai dar muito que falar. Confira o vídeo de uma das canções que levam os fãs a loucura na versão ao vivo: Camarada d´água com O teatro Mágico.



Nenhum comentário: