"O mundo do faz de conta lado a lado com a realidade"

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

PELA ESTRADA A FORA EU VOU BEM SOZINHA...

Espelho, espelho meu.
por Lorreine Beatrice

Tal canção poderia ser o tema de qualquer pessoa que se aventura a passear pelas ruas praticamente desertas de Blumenau-SC, neste 27 de dezembro. Sim, Blumenau (Terra da Oktoberfest! Você não está enganado.) é a cidade em que moro e, para minha tristeza, não tem praia. Deve ser por isso que a grande maioria dos meus conterrâneos prefere abandonar a Blumenau-menina-loira-do-vale em troca de ondas bem mais refrescantes no litoral.

Digo isso porque tenho a leve sensação de que todos os brasileiros estão, neste exato momento, OFFLINE. À beira de uma piscina, descansando na praia ou simplesmente largados no sofá. Mas como o nosso Mundo Fabuloso não pára de girar, hoje trago dois anúncios bem distintos que se entreligam graças à presença da menina (ela mesmo: a que vai pela estrada a fora bem sozinha): Chapeuzinho Vermelho.

A menina que habitava o imaginário popular entrou devidamente para o mundo literário na coletânea de narrativas folclóricas de Charles Perrault, no século XVII. De lá pra cá, a saga clássica de Chapeuzinho tornou-se conhecida em todo mundo e ganhou versões inusitadas como o filme Deu a Louca na Chapeuzinho (2005) e o livro Chapeuzinho Amarelo (de Chico Buarque).

Na publicidade, Chapeuzinho volta e meia aparece como nossa velha conhecida. Diferente da versão de Perrault, porém, que tinha forte base moral e destacava lições de respeito e obediência, as “Chapeuzinhos” modernas são um pouco mais “saidinhas”.

O anúncio abaixo, criado pela agência KryoHunter de Blumenau, deixa bem claro que novos valores são atribuídos à personagem, em especial, ousadia e sensualidade. O cenário típico em meio ao Bosque contrasta com a perda de ingenuidade que o anúncio insiste em reforçar.

Agência: Kryo Hunter Cliente: MissMasy (BGO Têxtil) Fotos: Neto (Noir studio) e Alfonso Flesch (Studio Flesch) Criação: Maicon Albano Direção de Criação: Dimas Lima Junior Produção Gráfica e Mídia: Karin Stark Finalização: Diogo Hasse


Já a JWT utiliza o conto clássico para dizer que todo mundo tem um “recheio” surpreendente, em uma analogia à característica física do produto divulgado. A idéia de personagem linear e plana cai para mostrar que toda a Chapeuzinho também tem um pouco de Lobo Mau e vice-versa.

Cliente: Adams Produto: Trident Splash Criação: Caio Cassoli, Marcos Abrucio Direção de criação: Ricardo Chester, Roberto Fernandez Planejamento: Eduardo Iguelka, Daniel de Tomazo Diretor de Planejamento: Ken Fujioka Atendimento: Janaína Luna, Décio Freitas Direção de atendimento: Sérgio Silveira Mídia: Renata Valio, Carolina Bertão, Carolina Milanez Direção de mídia: Ezra Geld Aprovação do Cliente: Ricardo Motta, Rosicler Antonietto, Anna Christina Freitas Fotografia: André Faccioli Art Buyer: Cecília Quirico Produtor Gráfico: Walmir Coronate, Fabio Sato Fotolito: Ação Produções


Sem a pretensão de se pensar no teor retórico das mensagens em si, vale a pena ver como os contos vão se transformando e ganhando novas roupagens, sempre ativando aquela espécie de universo comum – nosso inconsciente coletivo.

contato: lorreinebeatrice@gmail.com

2 comentários:

xyz disse...

Olá Lorraine, parabéns pelo blog, e obrigado pela citação da campanha criada pela kryohunter. 1 forte abraço.

Dimas Lima Junior
Diretor Geral

xyz disse...

Olá Lorraine, parabéns pelo blog, e obrigado pela citação da campanha criada pela kryohunter. 1 forte abraço.

Dimas Lima Junior
Diretor Geral