Espelho, espelho meu.
por Lorreine Beatrice
Tal canção poderia ser o tema de qualquer pessoa que se aventura a passear pelas ruas praticamente desertas de Blumenau-SC, neste 27 de dezembro. Sim, Blumenau (Terra da Oktoberfest! Você não está enganado.) é a cidade em que moro e, para minha tristeza, não tem praia. Deve ser por isso que a grande maioria dos meus conterrâneos prefere abandonar a Blumenau-menina-loira-do-vale em troca de ondas bem mais refrescantes no litoral.
Digo isso porque tenho a leve sensação de que todos os brasileiros estão, neste exato momento, OFFLINE. À beira de uma piscina, descansando na praia ou simplesmente largados no sofá. Mas como o nosso Mundo Fabuloso não pára de girar, hoje trago dois anúncios bem distintos que se entreligam graças à presença da menina (ela mesmo: a que vai pela estrada a fora bem sozinha): Chapeuzinho Vermelho.
A menina que habitava o imaginário popular entrou devidamente para o mundo literário na coletânea de narrativas folclóricas de Charles Perrault, no século XVII. De lá pra cá, a saga clássica de Chapeuzinho tornou-se conhecida em todo mundo e ganhou versões inusitadas como o filme Deu a Louca na Chapeuzinho (2005) e o livro Chapeuzinho Amarelo (de Chico Buarque).
Na publicidade, Chapeuzinho volta e meia aparece como nossa velha conhecida. Diferente da versão de Perrault, porém, que tinha forte base moral e destacava lições de respeito e obediência, as “Chapeuzinhos” modernas são um pouco mais “saidinhas”.
Agência: Kryo Hunter Cliente: MissMasy (BGO Têxtil) Fotos: Neto (Noir studio) e Alfonso Flesch (Studio Flesch) Criação: Maicon Albano Direção de Criação: Dimas Lima Junior Produção Gráfica e Mídia: Karin Stark Finalização: Diogo Hasse
Cliente: Adams Produto: Trident Splash Criação: Caio Cassoli, Marcos Abrucio Direção de criação: Ricardo Chester, Roberto Fernandez Planejamento: Eduardo Iguelka, Daniel de Tomazo Diretor de Planejamento: Ken Fujioka Atendimento: Janaína Luna, Décio Freitas Direção de atendimento: Sérgio Silveira Mídia: Renata Valio, Carolina Bertão, Carolina Milanez Direção de mídia: Ezra Geld Aprovação do Cliente: Ricardo Motta, Rosicler Antonietto, Anna Christina Freitas Fotografia: André Faccioli Art Buyer: Cecília Quirico Produtor Gráfico: Walmir Coronate, Fabio Sato Fotolito: Ação Produções
Sem a pretensão de se pensar no teor retórico das mensagens em si, vale a pena ver como os contos vão se transformando e ganhando novas roupagens, sempre ativando aquela espécie de universo comum – nosso inconsciente coletivo.
contato: lorreinebeatrice@gmail.com
2 comentários:
Olá Lorraine, parabéns pelo blog, e obrigado pela citação da campanha criada pela kryohunter. 1 forte abraço.
Dimas Lima Junior
Diretor Geral
Olá Lorraine, parabéns pelo blog, e obrigado pela citação da campanha criada pela kryohunter. 1 forte abraço.
Dimas Lima Junior
Diretor Geral
Postar um comentário