"O mundo do faz de conta lado a lado com a realidade"

domingo, 16 de dezembro de 2007

PINÓQUIO, CINDERELA E O SITE DE BUSCAS.

Análise semiótica

A agencia de publicidade DM9DDB acaba de finalizar sua nova campanha para o portal Terra, segmento empresas, que surge com a proposta de mostrar aos empresários que com a divulgação pela internet, a possibilidade de atingir o público-alvo torna-se ainda maior, e segue uma tendência já aprovada por consumidores mais antenados. O pacote de produtos oferecido pelo anunciante garante ainda hospedagem, domínio e site para os mais variados tipos de empreendimentos.

Os elementos visuais que compõem o anuncio que segue abaixo recorrem ao mundo encantado dos “contos de fadas”, e nos familiariza com a tradicional história de a
Cinderela. Essa certeza fica evidente desde o posicionamento em cena da figura ícone do conto, como o sapatinho de cristal que ela busca em lojas virtuais pela web. O retrato do príncipe sob a mesa de madeira maciça, a decoração do ambiente e os demais mobiliários típicos da realeza, dão um ar de sofisticação à peça e nos leva a crer que, a essa altura, Cinderela já conquistou o Príncipe Encantado e, nessa nova fase, apenas aposta em outros modelitos para manter acesa a chama da paixão.

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tipo: revista titulo: Cinderela redação: Adriano Matos direção de arte: Julio Andery e Rodrigo Tórtima direção de criação: Julio Andery, Rodolfo Sampaio e Felipe Cama produção gráfica: Bruno Cunha agência: DM9DDB anunciante: Terra produto: Terra Empresas atendimento: Raf Fayad e Danilo Ken ilustração: Fúria aprovação: Alexandre Cardoso, Lusia Nicolino e Luciana Castelo diretor de fotografia: Manolo Moran

O texto é claro ao valorizar os serviços explorados pel
o planejamento publicitário e, de uma forma criativa, convida os empresários a fazerem parte dessa cadeia de investidores que procuram resultados imediatos na captura pelo target ideal.

“Atinja em cheio seu consumidor. Leve sua empresa para a internet com o Terra Empresas.

A sugestão do trabalho realizado pelos criativos da DM9 é mostrar que os caminhos para conquistar novos e fidelizar antigos consumidores se alongaram, e que o meio virtual é uma considerável opção de investimento. O site Terra Empresas surge como uma Fada Madrinha capaz de realizar qualquer desejo com apenas um clique (que faz uma moderna alusão à varinha de condão).

A personagem Cinderela aparece como o “perfil consumidor” de uma das empresas que divulgam seus serviços no Portal, e se apresenta como uma ponte entre a fantasia e o mundo real, possibilitando criar uma maior aproximação com o target desse projeto de comunicação.

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Na peça seguinte, que também faz parte da mesma campanha
realizada para o Terra, a agencia coloca Pinóquio como o protagonista principal e um potencial consumidor dos serviços sugeridos pelo site.

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tipo: revista titulo: Pinoquio redação: Adriano Matos direção de arte: Julio Andery e Rodrigo Tórtima direção de criação: Julio Andery, Rodolfo Sampaio e Felipe Cama produção gráfica: Bruno Cunha agência: DM9DDB anunciante: Terra produto: Terra Empresas atendimento: Raf Fayad e Danilo Kenilustração: Fúria aprovação: Alexandre Cardoso, Lusia Nicolino e Luciana Castelo diretor de fotografia: Manolo Moran

Repare que o braço de madeira do boneco criado por
Gepetto evidencia sua maior preocupação, e o leva diretamente para a internet (aqui substituindo a Fada Azul capaz de resolver todos os seus problemas). Suas pesquisas são por profissionais que exterminem de imediato os cupins que já se instalaram em seu pequeno corpo de madeira, e que também liquidem os que invadiram a grande mesa de carvalho (como pode ser notado na lateral direita da cena). Pinóquio como um cliente atento aos avanços da modernidade, percebe que o Terra Empresas, em pouco tempo, pode resolver o seu destino comprometido, e o deixar livre para seguir em busca de se tornar um menino de verdade. Os objetos expostos nesse ambiente rústico em que vive o boneco: o cavalinho de madeira, a vassoura, o baú, os armários e a própria estrutura do computador expressam a urgência que o personagem procura resolver através da internet.

Isso mostra que como estratégia de persuasão, o pessoal de direção de arte e de criação da DM9, se junta aos publicitários que, ao menor sinal de adequação, recorrem aos elementos lúdicos e sedutores dos contos infantis para explorar aspectos pra lá de racionais como pedem os produtos e serviços catalogados no site. Racionais porque a solução para os problemas de quem procura e quem precisa vender seus produtos se converte para o meio eletrônico. E é assim que a publicidade trabalha. Em cima dessas procuras continuas que o consumidor manifesta por meio de interesses por serviços ou produtos, que se revelem fundamentais para o encontro com a felicidade, com o bem-estar e a satisfação.

Fonte: CCSP

2 comentários:

Lorreine Beatrice disse...

Legal pensar no processo criativo da propaganda. Como para um serviço teoricamente tão racional, aproveita-se elementos da magia que tem a capacidade de tornar a persuasão mais completa (explorando valores mais subjetivos). Ao menos, assim se acredita. No caso deste anúncio, só achei o texto um pouco distante da atmosfera encantada, mas talvez tenha sido uma impressão minha...

cláudio brasil disse...

Oi Lorre!

Realmente o texto é bem objetivo em relação as vantagens do serviço oferecido pelo Terra. A ligação com a fantasia fica a cargo das imagens mesmo, as quais chamaram a minha atenção.

Até mais!!!