"O mundo do faz de conta lado a lado com a realidade"

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

É TANTA HISTÓRIA...


Espelho, Espelho meu
por Lorreine Beatrice

O trânsito não funciona. Você entra em uma loja e ouve as mesmas musiquinhas de natal. Não vê nenhuma graça na comprida fila de crianças que aguarda um gesto cansado do bom velhinho.

Se pra muita gente o natal já perdeu a graça, lembre-se de quando você recebe (bem, você deve estar recebendo) cartões cheios de frases bonitas, que dizem todo ano a mesma coisa. Pois saiba que aquele papo de que natal é tempo de rever as atitudes, erros e acertos, também faz parte do enredo de uma das mais importantes narrativas natalinas de todos os tempos.

Com certeza, você já ouviu esta história ao menos uma vez: Um homem arrogante e egoísta, chamado Ebenezer Scrooge, recebe a visita de seu falecido sócio, que tem a função de arauto: avisar sobre a chegada de três espectros (ou fantasmas, como queira). Os fantasmas têm a missão de mostrar a Scrooge dias de Natal do seu passado, presente e futuro. Assim, o homem tem a chance de rever sua postura perante a vida e escolher: mudar ou não seu jeito de ser.

Apesar da variação de elementos, todas as versões e adaptações partem do conto originalmente escrito pelo inglês Charles Dickens, A Christmas Carol, publicado pela primeira vez em dezembro de 1843.

Do cinema ao teatro. Das histórias em quadrinho aos especiais de fim de ano. Dos Jetsons aos Flintstones. Dos Muppets Babies à Turma da Mônica. Todos já tiveram sua versão de A Christmas Carol (traduzido no Brasil como Uma História de Natal, Canção de Natal ou Um Canto de Natal).

A Disney, é claro, não poderia ficar de fora e aproveitou o clássico de Dickens para criar seu simpático e avarento patinho que mergulha em rios de dinheiros: ele! Tio Patinhas (em inglês, Uncle Scrooge). O personagem também ganhou um especial de natal e pôde observar várias fases de sua vida, como o Scrooge original.

Não é apenas nas histórias de natal que aparecem referências à narrativa. Lembra de A Grande Família – O Filme?! O paizão Lineu se encontra com ele mesmo para analisar o que poderia mudar caso tomasse outras atitudes. Característica essencial do enredo de Dickens.

Na publicidade? Sim, na publicidade Mr. Scrooge se fez presente. Em 2006, a Visa veiculou um anúncio televisivo em que Scrooge, já “bonzinho”, comprava uma porção de brinquedos para distribuir às crianças. A campanha contava ainda com hotsite em que os próprios consumidores eram incentivados a serem Scrooge por um dia.

Quem, por ventura, não teve a oportunidade de conhecer a história, pode ficar tranqüilo: vem aí uma nova versão cinematográfica de Uncle Scrooge, com Jim Carrey como protagonista. O filme é uma produção de Walt Disney e conta com a direção de Robert Zemeckis. A atmosfera mágica promete ganhar destaque com a tecnologia de captura de movimento e cenas computadorizadas, já usada em outros filmes, como em O Expresso Polar.

Intertextualidades. Apropriações. Adaptações. O que parece encantar pessoas de todo o mundo através dos séculos é exatamente a capacidade mágica e transformadora do natal, tão bem retratada no conto de Dickens. Como se fosse possível realizar os desejos mais extremos ou superar os desafios mais difíceis. Como se cada um fosse capaz de se tornar uma pessoa melhor.

[Aproveite, vai... É a sua chance. Feliz Natal!]


Confira agora, alguns vídeos relacionados com esse tema!

Muppet Babbies - Christmas

Tio Patinhas como Scrooge

VT Visa com Scrooge

contato: lorreinebeatrice@gmail.com

Nenhum comentário: