"O mundo do faz de conta lado a lado com a realidade"

quinta-feira, 24 de maio de 2007

BAÚ DE POSSIBILIDADES





Pippi Meialonga é a personagem de maior sucesso que a escritora sueca Astrid Lindgren deixou para literatura infantil européia. A menina de 9 anos de idade, que herdou de seu pai, o pirata Efraim Meialonga, um baú repleto de moedas e também seu espírito aventureiro é o ponto de partida para o registro desse meu primeiro e "novo testamento". Novo porque, volta e meia, ele tende a se restaurar quando me pego a analisar o que ando carregando nessa incessante caminhada.

De que modo minhas alegrias, os experimentos, meus sonhos e sofrimentos podem contribuir para o futuro de alguém?

Acredito que, assim como todos os outros seres, eu tenha nascido com um baú repleto de possibilidades a serem lançadas ao vento. Fica em minhas mãos perceber o momento oportuno para agir com responsabilidade sobre temas que movimentam o mundo. Mas, conscientemente, não carrego comigo o fardo de ser um exemplo a ser seguido, e nem é esse o meu foco. Porém, se uma contribuição eu pudesse deixar para as futuras gerações, acredito que minha obstinação e meu poder atuante seriam boas opções a serem consideradas. Vejo que o ato de fazer, agir e fortalecer idéias positivas são determinantes para encontrar saídas simples, mas de efeito, para problemas aparentemente assustadores.

Penso que o melhor testamento que posso deixar na terra, não é aquele que é anunciado após a morte, e sim, o que é percebido no dia-a-dia, nas relações, nas atitudes e na maneira de como as coisas podem ser movimentadas por mim. Me omitir em abrir aquele baú carregado de ideologias que herdei ao nascer, pode ser categórico para definir minha pequena atuação na história da humanidade.

Tema: Novo Testamento

8 comentários:

cláudio brasil disse...

Oi Diego!

É lógico que faz diferença a sua opinião.
Na realidade, eu quis fazer uma brincadeira associativa com meu texto.

Eu poderia muito bem ter eliminado o contexto da Pippi Meialonga para fortalecer meu pensamento. Mas, como a atmosfera do Mundo Fabuloso me permite utilizar essa ferramenta, eu viajei...

Obs.: Isso não significa que eu vou permanecer com essa técnica sempre.

Até mais!!!

Gustavo Silva disse...

Olá Cláudio..parabéns pelo seu texto..esta ótimo...

passa lá no meu e blog e comenta..
..vou te linkar no meu blog..me linka no seu...
abraços!

http://www.cenacinema.zip.net

Aline disse...

Fala!
Gostei! É assim que é Agora.

Tá aprovado:):).

Inté mlk.

paisuburbio disse...

Não há nada de errado com o seu texto. Está ótimo como todos os outros, mas tem alguma coisa errada, sim.
Vc não se mostrou em sua totalidade. Não botou em seu texto aquilo que tem bem no fundo de si mesmo. Não trouxe para a superfície os sonhos mais fantásticos de uma sociedade realmente livre. Não permitiu liberar sua própria criatividade, nem seus desejos de um mundo encantando mas com seres reais.Ou seja, não pôs em seu texto aquilo em que realmente acredita: que um dia a terra será diferente, habitada por homens de corações nobres, boa vontade, um mundo encantado (dirão alguns), mas para mim, um mundo que toda criança sonha, um mundo "santificado".
Enfim, cadê sua criança falando, hein?!

Gustavo Silva disse...

Cláudio..acho que vc tem que dar uma olhada em alguns blogs...por que alguns passaram e MUITO de 30 linhas...e por isto as pessoas que fizeram o texto em 30 linhas podem ficar em desvantagem...acho que tem que ser ESTIPULADO...pela ORGANIZAÇÃO..um MÁXIMO de linhas..e que isto seja passado para o professor salatiel...já que ele esta falando para todos que podem sim passar de 30 linhas.
acho melhor um máximo de linhas para ver o quanto o aluno é capaz de explanar a sua ideia em X linhas...

da uma olhada nisso ok?
não podemos deixar a coisa muito desorganizada..um falando uma coisa..e outro outra coisa..

tchau tchau!

Bruno disse...

Claúdio que criatividade muito bom!É isso ai tem que usar todas as armas. Eu coloquei o vídeo ao lado do texto o meu blog é meio futurista haahaaaaa..
Mas legal é isso ai vamos ver quem vai para o paredão!Mistério Uahahahaha...

José Renato Salatiel disse...

A sacada do baú de possibilidades foi genial. E o Diego tem toda razão, tem muita filosofia nisso. Vou discordar em uma coisa: creio que não podemos nos eximir de sermos exemplos (taí o grande dilema dos pais). E isso nada tem a ver com autopatrulhamento. E, falando nisso, o que é ideologia hoje?

tavares disse...

Fala Cláudio!
Não vou entrar no mérito de certo ou errado, de bom ou não bom, filosófico ou realista.
Apenas afirmo que você foi simples e objetivo. As grandes idéias inicialmente não foram compreendidas, ao contrário, sofreram resistência assídua.
Repito, não estou entrando em mérito algum.
Viva o Pippi Meialonga, Viva os Panquecas, Viva o Mundo Fabuloso, Viva a vida!!!