"O mundo do faz de conta lado a lado com a realidade"

terça-feira, 15 de maio de 2007

A VIDA NÃO É UM CONTO DE FADAS. MAS PODE SER!

Alguns adultos reagem com estranheza quando eu revelo o assunto que é discutido, aqui no Mundo Fabuloso. Até parece que os contos de fadas têm prazos de validades e devem ser inseridos e descartados em períodos pré-determinados na vida da criançada, e que suas experiências interpretativas caminham a ser fadadas ao esquecimento, ainda no início da adolescência. Mas sustentar um pensamento como esse é lamentável, desastroso e inviável, visto que se pararmos para analisar, o lúdico e o maravilhoso estão inseridos de forma explícita e subliminar em torno de todo o nosso cotidiano. Eles são importantes e circulam por ferramentas que gozam da aprovação, quase que unânime, entre aqueles que consideram a imaginação como o melhor caminho para se chegar à realidade.

No filme “Life Is Not a Fairytale: The Fantasia Barrino Story”, que conta a emocionante história da cantora Fantasia* Barrino, a vencedora do American Idol de 2004, essa idéia de familiarizar as crianças com os contos fabulosos pode ser constatada na última cena dessa produção televisiva, que a HBO anda exibindo neste mês de maio. No final do filme, a artista conta para sua pequena filha, uma história infantil que fortalece a idéia de “sempre acreditar nos sonhos”. Uma preocupação que surge devido a sua infância inconstante, cercada por inseguranças, preconceitos, baixa-estima e algumas limitações que retardaram o reconhecimento de seu talento, tanto por parte dos outros, como de si mesma.

A cantora usa os contos literários para mostrar a pequena que existe uma relação significativa entre a fantasia e o real. Um suporte que se torna positivo à formação da personalidade humana e artifício viável para entender e conviver com o mundo.

Esse filme é uma produção sem grandes pretenções, mas que tomo como exemplo, por se tratar de uma “receita de bolo” já conhecida pelos telespectadores, que emociona ao reproduzir sentimentos e situações que são vividas constantemente por nós, simples mortais. E ainda que não fosse pela cena de incentivo à leitura já mencionada, toda a base desse filme traz conotações encontradas nos contos de fadas, nas novelas e inclusíve no nosso dia-a-dia. Mesmo que de forma inconsciente, aquela idéia de que, apesar das dificuldades, sempre haverão reviravoltas e no final tudo dará certo, nos estimula a transferir as referências mágicas dos contos para as nossas próprias vidas. Só proseguimos em nossa difícil caminhada porque acreditamos que tem algo melhor e maior nos esperando no futuro. E são esses aspéctos que garantem sucesso aos trabalhos desenvolvidos pelos “homens da comunicação”, que percebem o quanto é importante se apropriar da magia.

Os contos de fadas, as fábulas e a fantasia mexem com nosso imaginário, e se não respondem nossas questões interiores, pelo menos nos faz refletir sobre elas. Porque, como não podemos viver todas as experiências durante uma única vida, na literatura, experimentá-las profundamente em suas ilimitadas situações, nos garante um conforto considerável e a esperança de que dias melhores virão.

* pronuncia-se Fanteisia

HBO – “Life Is Not a Fairytale: The Fantasia Barrino Story”
Ano de Produção
: 2006
Duração: 88
Direção: Debbie Allen
Elenco: Fantasia Barrino, Loretta Devine, Kadeem Hardison, Viola Davis and Jamia Simone Nash

Trata-se de um filme sobre a vida da cantora Fantasia Barrino, vencedora do programa American Idol em 2004. Estrelado pela própria artista. O filme-biografia conta sua vida sofrida desde a gravidez durante o segundo grau até sua vitória no programa televisivo que a tornou uma estrela. Na trama Fantasia Barrino é uma jovem pobre, sem estudo e com pouca possibilidade de ter um futuro bom. Apesar dos obstáculos, Fantasia foi capaz de superar uma infância marcada pelo abuso e transformar seu sonho em realidade tornando-se um ídolo americano.

Um comentário:

paisuburbio disse...

Achei este o melhor texto que vc já escreveu. Muito claro, objetivo e ao mesmo tempo, muito bonito. Adorei!!