"O mundo do faz de conta lado a lado com a realidade"

quinta-feira, 31 de maio de 2007

AOS DESOCUPADOS DA OCUPAÇÃO





Lembro-me como se fosse ontem, era início da década de 90 e nossa ânsia por movimentar o mundo, ainda bebia na fonte das Diretas Já. Eu fazia parte de uma turma engajada do colegial, que não se contentava em observar as coisas pela arquibancada da vida e nem em ver o mundo pelas frestas de uma comunicação equivocada. Queríamos resultados. Nossa luta era pelo Passe Livre que hoje é realidade para muitos estudantes de Guarujá-SP.

Particularmente, eu tiro o chapéu para o movimento de Ocupação da USP. Acredito que todo jovem deveria passar por uma experiência semelhante. É meio que um “rito de passagem”. Um fortalecimento à identidade crítica que nos abastece de argumentos para não sermos vítimas de um governo autoritário e sem moral, que nos surpreende, periodicamente, com enchentes de escândalos. Em Caracas, na Venezuela, os universitários não se calaram a determinação imperial de Hugo Cháves e estão saindo às ruas em protestos contra o fechamento da RCTV, requerendo a fantasiosa, porém necessária, liberdade de imprensa.

A modernidade trouxe ferramentas de grande valor, no entanto, é visível perceber que cada vez mais estamos condicionados ao individualismo. Não temos coragem de fazer piquetes ou armar barracos para, ao menos, desbloquear instrumentos tecnológicos que seriam importantes para que nossas vozes viajassem pela WEB 2.0. É o vício da acomodação que o próprio jovem ajuda a sustentar. Contudo, “aos Desocupados da Ocupação”, como estão sendo chamados pela mídia, apóio que lutem sim, para não deixar apagar essa Chama de Revolução que tanto faz parte da ideologia juvenil. Jovem é questionamento. Isso não tem como mudar. Se mudar, a alternativa que resta, é contentar-se com insólitas disputas em bandinhas marciais que há tempos deixaram de ser significativas no contexto do ensino fundamental.

Tema: Universidade em transe

8 comentários:

Danielle Lima disse...

Bom texto... Também já postei no meu... dê uma olhadinha... fiz um comentário pro prof salatiel e faço pra vc tbm: O limite não é de 30 linhas? pq ninguem tá respitando... Denúncia feita.. espero resposta!!!

Danielle Lima disse...

EU SEI, MAS NÃO É SÓ O SEU, É O DE TODOS!!! o meu por exemplo, tive que adequar um monte de coisas pra dar 30 linhas, só queira saber, porque da proxima vez eu não preocupo tanto com isso de limite sabe? Adorei seu texto, acho mesmo q precisava do tanto q escreveu, mas se não for regra eu fico mais livre pros outro entende?
DEsculpe o incomoda de tá te pertubando...
Beijosssss

tavares disse...

É Claudião, vc pode falar de protestos universitários com propriedade, pois é um veterano militante revolucionário fabuloso.
Brincadeiras a parte vejo que nossas idéias são parecidas.
Pergunta que não quer calar. Seria porque nascemos na década de 70?
rsrsr...
Parabéns pelo texto, vamos revolucionar...devagar e sempre.

Viva aos desocupados da ocupação, Viva os Panquecas Revolucinários, Viva o Mundo Fabuloso do Claúdio!!!
Panqueca Light - Devagar e Sempre!

paisuburbio disse...

Adorei o texto, o mais crítico que vc já escreveu.
Tá perfeito, vais ganhar, né concorrência??!
rss...

Roderico P. Franco disse...

Os blogs eram mto legais de se ler, principalmente este. Aí veio esse Reality Blog é fudeu tudo rs. O Salatiel podia colocar temas mais contundentes. Esse negócio de "Novo Testamento"... ptz! T+ :-D

José Renato Salatiel disse...

Concordo que o governo é "sem moral". Autoritário pode ficar. E, infelizmente, é uma tendência do atual populismo latinoamericano. Você tem razão: jovem é questionamento. Tem a ver não somente com o "banho hormonal", mas com uma cultura que adquiriu força nos anos 60. E, por fim, sou cético aos discursos de que o jovem é individualista e acomodado. Estamos vivenciando novas formas de contestação. Você acaba de exercer uma delas. Muito elegante, como sempre.

José Renato Salatiel disse...

Danielle, o texto do Cláudio tem 30 linhas, cravadas! Vou verificar os demais. Bjs

Admin disse...

O nome "MUNDO FABULOSO" faz juz ao seu conteúdo.

Parabéns, assim, vc será um grande candidato ao título de BIG BLOGGER!