"O mundo do faz de conta lado a lado com a realidade"

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

ANDY WARHOL: UM POUCO DE POP ART


“In the future, everyone will be famous for fifteen minutes.”

Essa conhecida frase de Andy Warhol, artista plástico e cineasta norte-americano, considerado o “Papa da Pop Art”, contraria pelo menos os seus quinze minutos de fama que, em 2007, completa 20 anos como ícone referencial para as Artes Contemporâneas.

Andy Warhol era vanguardista e já na década de 60 percebia nos meios de comunicação grandes inspirações para o inicio das produções do movimento Pop Art. A televisão, o cinema, a publicidade, a fotografia e os quadrinhos foram ambientes para que Warhol expressasse, de maneira inusitada, figuras como Jaqueline Kennedy, Marilyn Monroe, Che Guevara e Elvis Presley.

Esse movimento parecia centrar-se numa tremenda provocação e um rompimento radical com as Belas Artes. Mas o estilo inovador de Andy em potenciar a arte comercial que se desenvolvia intensamente naquela época, marcou um período histórico, que hoje pode ser compreendido na mostra "Andy Warhol: Celebração da Vida ... e da Morte".

2 comentários:

Bruno disse...

Fala Claúdio o publicitário que definitivamente curte arte bem que voçê poderia colocar os links dos sites que voçê busca essas informações.

Cláudio disse...

Beleza, Bruno!

Eu tenho deixado os links dentro dos post´s, mas vou providenciar uma atualização na seção PEGUE CARONA, reservada para links, aqui no Mundo.

Valeu!!!