"O mundo do faz de conta lado a lado com a realidade"

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

A EMPRESA DOS SONHOS

Como vimos no post abaixo, o emprego do lúdico e da fantasia em peças publicitárias como forma de aproximar o público-alvo das diversas marcas existentes no mundo, são possibilidades positivas utilizadas desde pequenas empresas até grandes corporações. Agora, forçar a barra com ligações distantes como propõem a peça a seguir, produzida para Petrobras, aí já é demais.

Veja só, baseada na pesquisa realizada pela Cia de Talentos, que a
pontou a Petrobrás como a Empresa dos Sonhos dos Jovens”, classificando-a como a organização empresarial ideal para se trabalhar, a agência F/Nazca S&S criou um anúncio que tenta, de forma gritante, reproduzir uma atmosfera de sonhos em meio a plataformas de petróleo.

Eu posso estar errado, mas o que percebo é que o pessoal da agê
ncia viajou nas possibilidades, deixando uma apresentação infantilizada, já que a peça vinha calçada no que os jovens de hoje em dia (politizados) esperam para o futuro, através de uma empresa conceituada como a petrolífera brasileira.

É lógico que a F/Nazca entendeu o que a juventude quis dizer durante a pesquisa: Sonhos - no sentido de estabilidade financeira, e não como caminho para o surreal. O fato é que eles apelaram feio para a imaginação, quando poderiam seguir por outra direção e continuar firmando a posição de credibilidade que a Petrobras possui.

Misturar peixes voadores, um castelo sobre nuvens, bailarinas e unicórnios conectados com base de petróleo e posto de gasolina... sei lá, ficou meio estranho e até mesmo cômico. Tudo bem que os contos de fadas são adequados e pertinentes em alguns segmentos comerciais, agora recorrer na cara dura para recursos fantasiosos com o objetivo de entrar na onda do que anda se fazendo em comunicação, hummm... Não convenceu!!!

Confira na seqüência, as outras nove empresas mais votadas pelos 18 mil estudantes universitários: Unilever, Cia Vale do Rio Doce, Natura, Nestlé,, Microsoft, Google, Rede Globo, IBM do Brasil e Gerdau.

Ficha técnica:

Diretor de Criação: Fábio Fernandes / Carlos Di Celio Redator: Rafael Genu Diretor de arte: Alessandra Sadock Fotografia: Getty Images / Banco de Imagem Petrobras Manipulação: Boreal Art buyer: Ana Ourique Atendimento: Julieta Monteiro / Valéria Rodrigues / Barbara Ferreira / Pedro Cruz Mídia: Lilian June / Amalia Machado / Daniella Oliveira / Bruno Biondo Aprovação: Wilson Santarosa / Luís Antônio Vargas / Maria de Fátima de Penna

2 comentários:

Rafael Amaral disse...

Interessante seu ponto de vista, apesar de eu considerar a arte pertinente à mensagem "Nenhuma outra empresa está tão presente no sonho das pessoas".

Abraços!

Cláudio disse...

Valeu Rafa!

Também nem sei se eu tô certo, apenas quis mostrar mais uma publiciadade com elementos infantis.

Bye!!!