"O mundo do faz de conta lado a lado com a realidade"

quinta-feira, 19 de abril de 2007

PERSEGUINDO SONHOS


Esse é o momento em que percebo que estou cada vez mais perto de realizar uma grande conquista. Meu livro infantil “Biloca – a boneca palhaço” está caminhando para se tornar realidade.

Não que eu queira entrar para a Academia Brasileira de Letras ou tenha pretensão de virar mais um lendário imortal do meio literário, mas só de pensar na possibilidade de ver algo que cultivei por tempos, se concretizar, me desperta a sensação de que somos, mesmo, capazes de "fazer a coisa acontecer e de movimentar o mundo".

Por isso, acreditando que lendas e contos de fadas são instrumentos fundamentais para que as crianças possam trabalhar e conter seus instintos mais agressivos, é que surge “Biloca – a boneca-palhaço”, história cujo tema principal gira em torno de como anda a relação das crianças com seus pais e o mundo que as cerca.

O fato é que, nos dias de hoje, a maioria das crianças tem a oportunidade e a liberdade de expor o que deseja e o que pensa aos seus pais. E se os sinais vermelhos não são acionados, elas passam a tirar proveito das indecisões e fragilidades de seus protetores, estabelecendo, assim, o comando do jogo.

Tentando dar uma mãozinha e contribuindo para que o desenvolvimento da personalidade desses pequenos se torne muito mais prazeroso e divertido, é que nasce uma personagem novinha em folha: Biloca, uma boneca de retalhos, que buscará, por meios de seu desejo mais especial, recuperar o que de melhor existe no coração de uma rebelde garotinha, a Maria da luz. A boneca atuará pouco a pouco no intuito de ajudá-la a resolver os conflitos interiores normais nessa fase da vida.

Envolvendo a luta do bem contra o mal, num mundo fantástico, idealizado para nossa exótica personagem, onde vários conflitos desenvolvem o ritmo desta fábula, o texto “Biloca - a boneca-palhaço”, além de cumprir a função de entretenimento, visa estimular as percepções infantis tanto para fatos cotidianos como para os dilemas comportamentais do universo das crianças.

2 comentários:

Roderico P. Franco disse...

Ae Cláudio, blog funcionando, os clipes da Turma da Monica funcionaram no meu pc. Dica: É bom fazer propaganda nas comus de escritores do orkut e nas de blog "Eu tenho um blog" e "Centro de divulgação de blogs", recomendo. Com o tempo c vai incrementando o blog

Flw

paisuburbio disse...

É Cláudio, a intenção é fazer de "Biloca" um livro libertador e não repressor. Fazendo com que as crianças soltem sua imaginação e não,prendê-las à historinhas de moral e medo.
Por exemplo (agora vc vai rir), o livro com que aprendi a ler foi : "O patinho feio". Eu tinha 5 para 6 anos e sofria de uma tristeza profunda,(destas que só adulto passa)cada vez que lia o maldito livro.
A rejeição que aquele bicho sofria, me deixou traumatizada. Como pôde aquela maldita pata rejeitar aquele pequenino cisne lindo e chamá-lo de feio.
A minha cabecinha não podia compreender tal ato. rssssss...
Não pode haver coisa pior para uma criança do que a rejeição dos pais.
Aquele livro era um livro triste e sombrio, mesmo quando depois ele reencontra sua família, no final, isso não supera o medo que provoca nas crianças.
Vc não cometeu este erro.
Isto é o mais importante.
Biloca é uma Pollyana. Graças a Deus!
E todos os analistas e psicólogos lhe agradecem!!!
bjocas