"O mundo do faz de conta lado a lado com a realidade"

quarta-feira, 18 de abril de 2007

OZ NA SUA ESTANTE















Certa noite, zappiando o controle remoto em busca de algo que me prendesse em frente à televisão, deparei com um filme que por muitas vezes fez parte de minha infância saudosista. Estou falando do lúdico “O Mágico de Oz”.

Esse clássico da literatura infantil do escritor norte-americano L. Frank Baum, é estrelado por personagens que caminham por uma estrada de pedras amarelas no anseio de terem seus sonhos realizados. Na obra, Dorothy e seu cãozinho totó, o espantalho, o homem de lata sem coração e o rei leão medroso, conseguem concretizar seus desejos após entregarem ao grande e poderoso Oz, a especial vassoura da Bruxa malvada do oeste.

Eu menciono esse episódio, porque tem gente de visão se utilizando, com excelência, das citações de Frank Baum, como é o caso da cantora Pitty, que em seu novo videoclip, produzido com animação e baseado em referências desse conto infantil, faz, através de Na sua estante, uma continuação moderna e bem bacana do clássico de 1900.

Nesse trabalho, Pitty narra uma história sobre alguém que tenta superar uma relação platônica. E o interessante é que é possível perceber no clip dessa música, alusões do conto de Oz, voltadas para um público mais grandinho.

Apaixonado e mal correspondido por uma colega de trabalho, o personagem principal do vídeo, o homem de lata, ao perceber que sua paixão não vai vingar, cai na real e arranca seu próprio coração colocando-o "na sua estante". Sem seu órgão vital, que foi o principal motivo que o levou até o magnífico Oz, na obra original, o homem de lata cai ao chão e acaba sendo pego por um caminhão do ferro-velho.

Reciclado, ele vira uma bicicleta e é comprado pela mulher de sapatos vermelhos, (como a garota Dorothy do livro) causadora de toda essa transformação e figura pela qual ele descobriu o verdadeiro amor.


Assista o vídeo, o clip da música é show!


Nenhum comentário: