"O mundo do faz de conta lado a lado com a realidade"

segunda-feira, 30 de abril de 2007

GWEN STEFANI: ESCAPA RAPUNZEL, ESCAPA...


Ela já foi vocalista da banda norte-americana No Doubt e a cada single lançado, alcança com facilidade o topo das músicas mais tocadas pelo mundo afora. Agora, por estar envolvida “num conto de fadas”, Gwen Stefani é a próxima vítima que o Mundo Fabuloso coloca em destaque em sua tímida análise semiótica.


O novo videoclipe de Gwen Stefani, The Sweet Escape, traz referências do clássico infantil RAPUNZEL, história que faz parte das compilações dos alemães, irmãos Grimm, e que volta a cena numa versão modernizada e carregada de possibilidades interpretativas. Com a faixa que também é título de seu novo álbum a cantora aborda seu recorrente anseio por uma vidinha pacata, onde todo o luxo e o glamour conquistado com sua carreira profissional ficam em segundo plano, já que seu foco principal é um amor que está longe, muito longe de chegar.

No conto popular, RAPUNZEL cresce sob os domínios de uma bruxa esperta e ciumenta que a tranca numa torre bem alta, fria e distante de tudo, com apenas uma janela como opção de entrada. Já na versão produzida para a música, essa condição de prisioneira é apresentada através dos modelitos listrados, das grades de ouro, e de um arranha-céu que faz alusão a essa torre da história infantil.

Apesar de tentar manter a estrutura principal do “conto de fadas”, o clipe The Sweet Escape vem carregado de novos signos e significados. Onde retrata a condição de uma garota que está num impasse entre a realidade que vive e a que realmente gostaria de viver. Mas tudo não passa de uma simulação de como seriam as coisas se a “Gwen Rapunzel” deixasse de lado suas inseguranças e tivesse coragem de optar entre sua carreira pop e o desejado lado afetivo.

A distância dos mundos existentes entre a personagem principal do clipe e seu grande amor, remete ao tempo em que Rapunzel fica a espera de seu adorado príncipe. A diferença de raça e classe social são pontos subjetivos nesta releitura musical, pois, assim como na literatura, tornam–se possíveis por estarem numa obra aberta e sujeita a interpretações diversas.

Akon, cantor americano de R&B, faz participação especial nesta produção, e simula o príncipe do conto, que, em meio à floresta de pedras (a cidade), reconhece o belo canto de Rapunzel, através do qual se apaixonou.

No texto tradicional, a bruxa corta os cabelos enormes de Rapunzel para que o príncipe não suba a torre e se encontre com a bela moça. Porém, no vídeo, essa cena é reproduzida por duas figuras que cortam suas tranças no intuito de libertá-la, estimulando-a a seguir com firmeza o desejo de encontrar o seu amado.

O sentimento de posse, a vingança, a submissão e o amor são constantes na trama desse conto infantil. No clipe de Stefani, sua indecisão e o conhecimento racional de toda a situação em que está inserida, fazem com que o príncipe coloque em questão o verdadeiro amor que a cantora sente por ele.

É claro que esta é uma visão particular das possibilidades de interpretação que o vídeo The Sweet Escape pode gerar. O importante, aqui, é enfatizar como a utilização dos contos de fadas pode servir de instrumento para a formação crítica mediante os diversos sistemas ideológicos.

Confira, agora, o clipe da música THE SWEET ESCAPE.






Veja, também, as posições que a música vem ocupando, nos últimos dias, nas principais paradas musicais.

Parada Australiana
(de 24 a 30/04):


1. Gwen Stefani Feat. Akon - The Sweet Escape
2. Justin Timberlake - What Goes Around Comes Around
3. Silverchair - Straight Lines
4. Mika - Grace Kelly
5. The Fray - How To Save A Life

Parada Americana - Billboard Hot 10

(de 22 a 28/04):

1. Timbaland Feat. Nelly Furtado & Justin Timberlake - Give It To Me
2. Akon - Don't Matter
3. Avril Lavigne - Girlfriend
4. Fergie Feat. Ludacris - Glamorous
5. Gwen Stefani Feat. Akon - The Sweet Escape

Parada Britânica
Radio One [LONDRES] (de 22 a 28/04):

1. Beyonce & Shakira - Beautiful Liar
2. Arctic Monkeys - Brianstorm
3. Timbaland Feat. Nelly Furtado & Timberlake - Give It To Me
4. Avril Lavigne - Girlfriend
5. Mark Ronson Feat. D Merriweather - Stop Me
6. Ne*Yo - Because Of You
7. Natasha Bedingfield - I Wanna Have Your Babies
8. Enemy - Away From Here
9. Proclaimers Feat. B. Potter & A. Pipkin - (I'm Gonna Be) 500 Miles
10. Gwen Stefani Feat. Akon - The Sweet Escape

2 comentários:

Unknown disse...

Bom post, e também já tinha visto esse clipe. Ele faz uma pequena referência ao conto, com o cabelo da Rapunzel e tal, mas o resto eu não sei se tem a ver. Eu só vi o cantor Akon numa pequena ponta, cantando "riruuuu" (?!?, vai saber q significado tem isso...).

Gosto de assistir os clipes para ver os trabalhos dos publicitários fazem. As músicas são simplesmente desprezíveis. Além do mais, essa música parece meio chupada de algum hit dos anos 80 (ñ tenho certeza). Flw

paisuburbio disse...

Ainda bem que hj em dia a mulherada pode optar pelas duas coisas: o grande amor e o grande emprego, uma grande carreira.
Mas tb hj em dia mesmo com todo este desemprego avassalador tá mais fácil arrumar um emprego do que encontrar o verdadeiro amor!!!
rss...