"O mundo do faz de conta lado a lado com a realidade"

sexta-feira, 29 de junho de 2007

OS HERDEIROS DA COMUNICAÇÃO

Por Cláudio Brasil

Último dia de aula, despedida de professores preciosos, final do programa virtual Reality Blog, enfim, parece que o clima está mesmo se renovando. E como é bacana ver uma idéia, até então incubada, se tornar pública e detentora de resultados nobres e positivos. É bem verdade que em pequenas proporções. Mas o interessante é perceber como uma célula pode se multiplicar criando possibilidades e movimentando o mundo a qual faz parte. Assim foi com o 1º Reality Blog que no início quase caiu em descrédito por se tratar de uma brincadeira inusitada, e até surreal para alguns, mas que no fundo trazia uma proposta bem simples e acessível: “juntos, somos mais”.

A troca de informações, idéias enfurecidas, piadas do cotidiano e a integração com novas amizades foram resultados super positivos que esse tipo de intervenção conseguiu causar, durante os 40 dias do programa virtual.

Normalmente, boas idéias surgem num insight inesperado, e assim foi com esse jogo de letras que teve como protagonistas especiais: figuras fantásticas e de pensamentos valorosos. Blogs que, a princípio, estiveram fora da rota da disputa, também foram acolhidos e reconhecidos por suas participações imprescindíveis. A galera do MSN, scraps pelo ORKUT e a movimentação entre parentes e colegas de trabalho deram fôlego para que a interatividade escrevesse a história desse concurso literário.

Espero que esse tenha sido apenas o ponta-pé inicial para muitos outros projetos de comunicação que anseio em participar. Desejo que meus amigos: Blogueiros de Plantão movimentem cada vez mais a nossa blogosfera com propostas, que por mais que os outros torçam o nariz, sejam fortalecidas por vocês: Os Herdeiros da Comunicação.

Aqui, fica registrado o meu agradecimento especial aos blogs:

Cena de Cinema, Blog do Guilherme, Danielle Lima, E por trás das cortinas, Flor de Liz Azul, PaíSuburbio, Oficina de Criação, L1der, Palavras e Panquecas, Blog da Japa, Uma tela cor de rosa, Comédia dell`arte, Nenhum Tudo Junto, Bem Bolado, Laranja Mecânica, a prof. Walderês Martins...

...e ao grande blog vencedor dessa disputa: DIVULGANDO.

BLOG DIVULGANDO VENCE REALITY LITERÁRIO


A noite, de 29 de junho, foi de festa para Mayumi Kitamura, a grande vencedora do 1º Reality Blog literário do Guarujá-SP. A disputa foi acirrada, mas com 50% dos votos válidos a página DIVULGANDO levou o troféu e o título de campeão com a postagem IDÉIA.

Durante 6 semanas, blogs dos mais variados estilos debateram suas idéias e contribuíram para formações criticas, mostrando as tendências e visões por onde caminha a nossa atual comunicação social. Temas como educação, mídia e cidadania estiveram presentes nesta 1ª edição do programa.

E em depoimento ao Mundo Fabuloso, a vencedora Mayumi Kitamira fala sobre o que representa esse título inédito:

“Me sinto muito feliz, imensamente feliz... Eu não esperava porque os outros participantes eram muito bons. Pra mim é muito bom, porque foi uma forma de treinar, acho que é um desafio e me incentiva a escrever mais. Eu não vou parar de postar, vou pegar mais temas. Vou continuar. Não vou parar não!”

Sua mensagem aos outros participantes: “Continuem escrevendo porque é uma coisa muito boa, você se expressa melhor, depois. Não desiste não”.

Tatiana Santos do blog PaíSuburbio também deixou seu recado e fala sobre o que representa essa iniciativa do Reality Blog, em termos de incentivo a literatura e de divulgar pensamentos novos:

“Primeiro compartilhar. Compartilhar idéias, compartilhar conhecimentos, fazer amizades. Isso é muito importante. Eu acho que foi fundamental a idéia. Uma grande sacada. E pra mim, eu acho que ninguém ganhou mais do que eu, porque aprendi muito e escrevi. Eu sempre escrevi muito e não sabia que escrevia bem, então, o reconhecimento dos outros e a critica também, tem só a melhorar pra mim. To satisfeita porque vejo um lado profissional aí... Uma possibilidade.”

**********************************************************************************

Parabéns DIVULGANDO!!!
O grande blog vencedor do
1º Reality Blog de Comunicação 2007.

Segundo lugar: PaíSuburbio 43,75%
Terceiro Lugar: Blog do Guilherme
6,25%

É HOJE!!!


A partir das 19:30h, desta sexta-feira, 29 de junho, visitantes de todos os cantos da blogosfera poderão participar do PAREDÃO FINAL que indicará o Grande Vencedor do 1º Reality Blog de Comunicação - 2007.

Confira os textos dos participantes e indique no site Laranja Mecânica quem levará o troféu da competição.

Divulgando, Blog do Guilherme e PaíSuburbio.

segunda-feira, 25 de junho de 2007

CONTAMINAÇÕES LITERÁRIAS


















Com o intuito de debater sobre as mais variadas fontes de contaminação da atual literatura brasileira, e se propondo a encarar esse segmento, desde a concepção até seu processo de criação, a FLAP! 2007 (Festa Literária Alternativa) acontece em São Paulo entre os dias 29 de junho e 1º de julho, em dois endereços diferentes: Casa das Rosas e Espaço dos Satyros, ambos na capital.

Nesta 3ª edição do evento, as discussões circulam sobre a relação da literatura brasileira com os demais países da América Latina, e como outras formas artísticas consideradas artes inferiores estão se relacionando com nossa atual produção literária. A turma do fundão é outro tópico que surge para evidenciar como os educadores podem incentivar o processo de escrita e leitura na sala de aula.

O barato desse projeto, é que os debates acontecem sem a presença de grandes celebridades que tiram o foco dessa festa de pensamentos. Portanto, quem estiver de bobeira, neste início de férias, a FLAP! é uma boa opção, tem entrada franca e garante certificado de participação. Clique aqui e contamine-se com a programação desse evento.

contato: fla@projetoidentidade.org

São Paulo: 29 de junho - Casa das Rosas (Av. Paulista, n° 37) e 30 de junho e 1º de julho - Espaço dos Satyros I (Pça. Roosevelt, nº 214)

sexta-feira, 22 de junho de 2007

BLACKMORE'S NIGHT


Candice Night, vocalista do Blackmore's Night, foi recentemente convidada para ser capa da revista Faerie Magazine, edição de primavera da publicação, onde evidencia o segmentado sucesso dessa banda de folk rock, que também já teve uma de suas músicas escolhida para ser tema de um reality show na Alemanha, chamado Die Burg, onde os participantes vivem como na época medieval.

Com uma proposta totalmente diferenciada do Deep Purple, conjunto onde iniciou sua carreira musical em 1968, o guitarrista Ritchie Blackmore, juntamente com sua mulher Candice Night, tem com o Blackmore's poucos momentos que remetem o rock pesado dos anos 70, que só aparecem em um ou outro solo de suas canções temáticas.

Excursionando especialmente pela Europa, onde se apresentam em castelos e ambientes medievais respondendo a expectativa dos fãs, que entram, literalmente, na atmosfera renascentista da banda, o Blackmore's Night é o novo destaque que o Mundo Fabuloso apresenta, por combinar elementos de música folclórica com o rock e por valorizar canções que falam sobre o periodo mágico da Renascença.

Saiba mais:

Site Blackmore's Night no Brasil

Maior comunidade no Orkut: (5.758) membros

Blackmore Rock Bar
Al. dos Maracatins, 1317 - Moema
São Paulo - SP - (11)5041-9340

Colaboração: Tatiana Santos – “PaíSuburbio

quinta-feira, 21 de junho de 2007

quarta-feira, 20 de junho de 2007

UNIVERSITÁRIOS EM GRAMADO




Durante o 16º Festival Mundial de Publicidade de Gramado que aconteceu entre os dias 13, 14 e 15 de junho, no Rio Grande do Sul, ocorreram vários eventos paralelos como o 3º Premio Universitário de Comunicação Social Latino-Americana, que concedeu à três jovens estudantes da UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina - Tubarão/SC, o Galo de Bronze, um dos mais importantes prêmios destinados à produções universitárias.

Gustavo Martins Bilésimo, Jaqueline Macedo Messaggi e Marieli Manenti Pirolla, conquistaram esse troféu em cima do tema "educação infantil como forma de inclusão social", ao produzirem três peças publicitárias com a intitulada campanha "Contos infantis", e mostraram a comissão julgadora, releituras de histórias clássicas com uma visão bem realista dos dias atuais.

A primeira peça mostra uma garota que passa horas e horas por dia vendendo doces nos semáforos, remetendo a figura da Chapeuzinho Vermelho.

Retratados como bóias-frias que trabalham dia após dia em condições precárias, os irmãos João e Maria são ilustrados na segunda parte do trabalho do trio universitário.

E a última peça da campanha mostra a saga do Pequeno Polegar: um menino de apenas seis anos de idade que enfrenta perigos e grandes barreiras ao se aventurar em seu trabalho como "aviãozinho" do tráfico.

Confira as peça no portal engeplus ou no site do festival.

QUARTO PAREDÃO

Nesta terça, 19 de junho, o Mundo Fabuloso foi eliminado do 1º Reality Blog de Comunicação com 78,6% dos votos apurados, e parabeniza os três finalistas que concorrem ao título do prêmio no próximo dia 29 de junho, data Grande Final.

São eles: Blog do Guilherme - Divulgando - PaiSubúrbio

Total de votos válidos: 14

1º REALITY BLOG DE COMUNICACÃO – SEJA SUA PRÓPRIA MÍDIA!

segunda-feira, 18 de junho de 2007

HORA DA PIADA!


Chapeuzinho Vermelho está andando pela floresta, para levar seus docinhos para vovozinha, quando vê uma moita se mexendo. Sem conseguir conter a sua curiosidade, espia atrás da moita e dá de cara com o Lobo Mau.
- Bom dia, seu Lobo! Nossa que olhos grandes você tem! - observa ela.
- São para melhor te ver, Chapeuzinho! - responde o Lobo, cordial.

E ela continua o seu passeio. Pouco mais adiante, vê outra moita se mexendo. Corre para dar uma espiada e novamente encontra o Lobo Mau.
- Olá, seu Lobo! Nossa que nariz grande você tem! - observa.
- São para melhor sentir o seu perfume, Chapeuzinho! - responde ele, secamente.

E ela continua o seu passeio. Alguns minutos depois, vê outra moita se mexendo. Espia e outra vez dá de cara com o Lobo.
- Uau! Você de novo! Mas que orelhas grandes você tem! - observa.
- São para melhor te ouvir, Chapeuzinho! - responde ele, irritado.

E ela continua o seu passeio. Duzentos metros depois, vê outra moita se mexendo. Adivinha quem está lá? O próprio.
- Olá, seu Lobo! Mas que saco grande você tem! - observa.
- É pra te aturar, Chapeuzinho! Faz meia hora que eu estou querendo dar uma cagada e você não deixa!

sábado, 16 de junho de 2007

SOB O CALOR DOS HOLOFOTES





1 Night in Paris (Uma noite em Paris) é um filme amador em que a socialite americana, Paris Hilton, aparece fazendo sexo com o seu ex-namorado Rick Salomon. Filme que despontou a milionária Hilton para a fama, e que virou a sensação da internet, sendo um dos ícones mais buscados nos sites de pesquisas. Não há como negar que um escândalo desse tipo, envolvendo figuras do cenário artístico que esteja ativamente presente no foco da imprensa, tende a render, e render muito para as mídias especializadas nesses conteúdos evasivos.

Paixões repentinas, namoros reatados e a “dança das cadeiras” protagonizada por essas celebridades, prendem de forma empolgante a expectativa do público que curte essa posição de voyeur. O enlace milionário envolvendo a modelo a Daniela Cicarelli e o jogador Ronaldo, o fenômeno, foi outra situação que ilustra bem, até que ponto interesses paralelos podem conduzir as pessoas a tornarem-se capas de revistas e assuntos em telejornais no mundo inteiro. Tenho a impressão de que tudo isso não passa de armação para que se preencha uma lacuna, a qual o público específico desse seguimento, clama com a finalidade de não ficar sem seu objeto de entretenimento desejado.

No século XXI, a vida célebre segue por esse caminho. E grande parte da responsabilidade em conduzir as atitudes desses artistas perante a mídia cabe aos seus assessores de imprensa, que muitas vezes, determinam a imagem e o comportamento dos famosos, perante aos veículos de comunicação. A cada mês, surgem no mercado editorial brasileiro, revistas direcionadas à esse conteúdo, o qual conta com o apoio e a colaboração de figuras que participam, intensamente, desse “comércio produzido”, garantindo fôlego para publicações que se sustentam dos espetáculos protagonizados por quem vive sob o calor dos holofotes.



Tema: Crônica

quinta-feira, 14 de junho de 2007

PELO MUNDO AFORA...

Estreando seu novo espaço: "Pelo Mundo Afora..." o Mundo Fabuloso apresenta que o Lounge da Melissa, no SPFW, é inspirado em contos infantis. Confira aqui!

A ESTÉTICA GLOW DE THEO CARIAS


Theo Carias é maquiador, beauty-artist e já fez vitrine, estilismo e cenografia em sua cidade natal, Fortaleza - CE. Agora, seu belo trabalho pode ser conferido na instalação Contos, Que Nada!, em que ele transforma princesas de contos de fadas em vilãs modernas com estética glow, quase surrealista. Nesse jogo de cores e sedução entram personagens como Branca de Neve (no destaque, Black de Neve), Cinderela, Chapeuzinho Vermelho e Rapunzel.

Sua exposição fica em cartaz na galeria Melissa, nos Jardins, até 4 de julho.

Trabalhos publicitários e capas de revistas estão disponíveis no site de Theo Carias.

FADAS AQUÁTICAS NO SPFW


Começou nesta quarta, dia 13 de junho, o maior evento da moda brasileira, o São Paulo Fashion Week, verão 2008, que traz a consciência ecológica como o tema principal para todos os desfiles.

Como o evento vem focado na temática água, a grife Raia de Goeye, que apresentaria seu repertório, no dia 19 de junho, inspirado nas fadas que representam as águas, deixa o calendário oficial do evento para se apresentar num espaço localizado na Vila Olímpia. Provavelmente a marca manterá os modelos de fadas aquáticas em seu novo endereço da moda. É só aguardar e conferir na próxima terça feira.

Obs.: Mais do que beleza, o SPFW pretende levar as pessoas a repensarem seus hábitos, atitudes e valores, sempre de forma sustentável, priorizando o uso racional e a preservação dos recursos naturais.

SPFW - de 13 a 19 de junho. Confira a programação completa aqui!

quarta-feira, 13 de junho de 2007

TERCEIRO PAREDÃO

NOTA: A principal proposta do 1º Reality Blog de Comunicação é fazer a interatividade entre seus participantes e, principalmente, a troca de experiências intelectuais. A possilibidade de abrir o jogo para o público em geral, é válida, desde que se leve em consideração os requisitos básicos desse projeto. Por mais que se imagine a existência de protecionismo, deixo claro que o sucesso desse programa só depende dos blogs imparciais que estão ou estiveram presentes nessa disputa.
******************************************************************************
12 de Junho foi mais um dia de Paredão no Reality Blog de Comunicação e com 52,94% dos votos válidos, o blog Palavras e Panquecas foi salvo pelo voto popular. Ele se junta novamente aos participantes abaixo:

Blog do Guilherme, Divulgando, Mundo Fabuloso, PaiSuburbio.

Total de votos válidos 51.

Deixam a disputa Cena de Cinema com 43,14% e Danielle Lima com 3,92% da audiência.

1º REALITY BLOG DE COMUNICACÃO – SEJA SUA PRÓPRIA MÍDIA!

segunda-feira, 11 de junho de 2007

CONTOS COLORIDOS


Neste final de semana, a Avenida Paulista se agitou no embalo da 11ª Parada Internacional do Orgulho Gay, manifestação que já faz parte do calendário oficial da cidade de São Paulo e que, a cada edição, conquista novos simpatizantes ao movimento GLBTT. Pegando carona nesse assunto, o Mundo Fabuloso foi saber o que anda se falando a respeito de diversidade sexual na literatura infantil, e deixa uma enquete para descobrir como o jovem brasileiro encara esse polêmico passo dos contos para criança.

Nos últimos anos, concursos literários, desenhos e livros com temáticas pró-homossexuais tem surgido, constantemente, nas prateleiras de livrarias internacionais. Aqui no Brasil, ainda são poucas as publicações sobre esse tema no universo infantil, porém, as editoras nacionais já estão de olho nesse seguimento, bem como o Ministério da Educação que, há alguns anos, inclui no pacote literário da rede pública, o livro “Menino ama menino” da escritora, Marilene Godinho. No entanto, apesar da tentativa ousada de implantar os livrinhos polêmicos no currículo educacional brasileiro, a população em geral ainda receia sobre as conseqüências dessa metodologia no sistema de educação.

Falar sobre sexo já é difícil, agora imagine evidenciar estruturas familiares alternativas para a molecada. Aí é que a discussão pega fogo entre pais, alunos e professores. Mesmo assim, tem sido cada vez maior o desenvolvimento de produções com personagens homossexuais em toda a América do Norte e Europa. Um exemplo disso, é o livro americano “And Tango Makes three” (“Com Tango, somos três”), de 2005, que já ultrapassa a marca de 15.000 exemplares vendidos, garantidos por seu enredo costurado com bom humor e leveza.

Outras opções são: “King & King” da autora holandesa Linda de Haan, “the Sissy Duckling” (O patinho Afeminado) de Harvey Fierstein, e “Mom and Mom are getting Married!”, cuja narrativa gira em torno da festa de casamento de duas mulheres.

Baseado na temática “diversidade literária”, aconteceu no espaço Itaú Cultural, entre os dias 6 e 9 de junho, a 2ª edição do projeto Encontros de Interrogação comandado pela prof. Regina Dalcastagné, do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília, que teve como proposta o questionamento de "valores e sentidos da literatura" na produção contemporânea brasileira. Focando, em especial, a quase que excludente participação de tipos de menor expressão na literatura nacional.

Diante dos caminhos que esse segmento tem percorrido, é impossível vendar os olhos e ignorar uma realidade que, volta e meia, vem à tona em nosso contexto social. Esconder ou simplesmente não discutir temas baseados em diferenças sexuais, só aumenta dúvidas e incertezas e alimenta cada vez mais a incompreensão de quem não está aberto para discutir essa intrigante ocorrência cultural.

Mas será que contos de fadas precisam mesmo levantar bandeiras?
Manifestem-se!

sexta-feira, 8 de junho de 2007

TV PIRATA OU RÁDIO CORSÁRIO?





Nós que somos acadêmicos em Comunicação Social temos um diferencial e um compromisso honroso com o repertório de nossa profissão. Faz parte da natureza do nosso ofício estarmos atentos a todos os passos dados pela mídia e não tê-los apenas como material de reflexão, mas também como estímulo a geração de novas iniciativas. Diante disso, se você é uma daquelas pessoas que estão cansadas de se vê na televisão, apenas em noticiários de violência ou programas sensacionalistas, saiba que sua voz pode ecoar de forma muito mais digna e engajada através dos projetos de COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA, que são direitos da população, mas que pouca gente sabe.

No Brasil, algumas rádios comunitárias fazem tanto sucesso entre seus grupos locais, por tratarem de problemas e assuntos de interesse coletivo, que acabam, constantemente, sendo alvo de especulações por parte de grandes alianças midiáticas autoritárias. Elas, baseadas na desculpa de que esses veículos se mantêm de forma precária e sem comprometimento, instigam a justiça, o Ministério das Comunicações e até mesmo a polícia, para que sejam fechados em definitivo. A primeira gestão de Hélio Costa foi marcada pela repressão às rádios comunitárias e pelo boicote às propostas de mudança na legislação feitas pelo Grupo de Trabalho Interministerial formado para debater essa questão.

O FNDC luta e abre espaço para grupos interessados em obter informações sobre como montar uma rádio ou um canal comunitário em seus bairros ou municípios. Uma opção alternativa, já que o nosso sistema de comunicativo não é imparcial a ponto de nos garantir uma comunicação que prima pela transparência e que reúna os diversos setores da sociedade, em torno de temas relevantes e muito mais próximos da realidade social brasileira.

Click aqui para contatar o FNDC.

Tema: Mídia e Democracia

quinta-feira, 7 de junho de 2007

THE BEST

O Mundo Fabuloso está concorrendo ao troféu THE BEST, oferecido pelo site GAZETA DOS BLOGUEIROS, aos melhores blogs do mês de junho/2007.

Neste feriadão, uma dica é entrar na página dos "caras" e avaliar, através do seus comentários, os indicados à esse prêmio que, constantemente, valoriza o nosso espaço virtual.

A disputa envolve 10 participantes!

terça-feira, 5 de junho de 2007

SEGUNDO PAREDÃO

05 de Junho foi dia de Paredão no Reality Blog de Comunicação e com 56,25% dos votos válidos, o blog Cena cinema foi salvo pelo voto popular. Ele se junta novamente aos participantes abaixo:

Blog do Guilherme
Danielle Lima
Divulgando
Mundo Fabuloso
PaiSuburbio
Palavras e Panquecas

O blog E por trás das cortinas teve 31,25% de aceitação.
Já o blog Oficina de Criação se despediu do jogo com 12,50% da audiência.

Total de votos válidos 16.

Infelizmente, por não ter apresentado sua matéria, nesta semana, o blog Nenhum tudo junto deve ser separado deixa a competição.

1º REALITY BLOG DE COMUNICACÃO – SEJA SUA PRÓPRIA MÍDIA!

segunda-feira, 4 de junho de 2007

AS MULHERES DE PAULA REGO























"...para encontrarmos o nosso caminho para onde quer que seja, temos sempre de encontrar a nossa própria porta de entrada, tal qual a "Alice no País das Maravilhas".


O uso estratégico e subversivo da violência, como arma de denúncia política, tanto no campo social quanto privado, é uma constante na estética da artista portuguesa Paula Figueiroa Rego, que em suas obras de impacto, transcreve angustiosas histórias contadas por mulheres. Narrativas que há tempos esperavam para serem expostas e que encontraram, através da pintora, vozes para se tornarem públicas.

Pelo viés do abuso de poder, quer emocional, quer sexualmente falando, Paula Rego expressa, através de sua visão feminina, o retrato da família tradicional e da relação mãe-filha, alegoricamente trabalhada em seus contos de fadas travestidos, como por exemplo, na peça em destaque: "A Branca de Neve", que entre outros ícones extraídos do rol da Disney, habita o inferno contemporâneo de sua alma intimista.

O Mundo Fabuloso apresenta Paula Rego como uma contadora de histórias visuais que reinterpretou velhas rimas e inocentes canções de embalar, por meio de sua peculiar leitura "às avessas". Mas houve um momento em que os contos de fadas, lendas e mitos deram espaço à sua primeira e ousada incursão ao catálogo literário português. Com “O Crime do Padre Amaro” de Eça de Queiroz, Paula, entre 1997 e 1998, reflete sobre um romance lusitano que fez com que suas obras cursassem por uma atividade mais social, em vez de permanecer com interpretações que se encontram apenas nos contos infantis.

Acompanhe, agora, as reflexões que Paula Rego faz sobre um de seus trabalhos mais expressivos, Mulher-Cão:

"Mulher-Cão é a coisa que eu tenho mais orgulho de ter feito, porque é uma mulher sozinha, mas que ainda morde. Uma mulher só, num canto, contra a parede, que não pode fugir, mas que arreganha o dente e que morde! Morde até ao fim, luta até ao fim, apanha pancada, mas lá vai lutando sempre! E depois, essa "Mulher-Cão" apareceu, "apareceu-me"! Essas coisas acontecem, não é? E então eu pensei, esta mulher vai levar-me a sítios onde eu nunca fui, vai ser o meu guia. E assim foi. E comecei através da "Mulher-Cão" a tocar partes da minha vida que eu não tinha tido nunca coragem, nem oportunidade de fazer, nem sabia como lá chegar. Mas com ela, lá fui fazendo: o "Bad Dog", a humilhação, o amor, a lealdade e a submissão cúmplice das mulheres, um certo masoquismo das mulheres, no amor e na traição … O casamento é uma espécie de mortalha, não é? É a "mulher-bicho" que tem força através da sua animalidade, é a parte física, dos instintos, que é muito importante! O silêncio tácito das mulheres, a sua "endurance" e o seu sentido de honra”.